O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, foi convidado para número dois da lista da AD mas recusou.
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.
FERNANDO VELUDO/LUSA_EPA
Em declarações à margem da inauguração da exposição "Pré/Pós - Declinações visuais do 25 de Abril", no Museu de Serralves, no Porto, o autarca sublinhou ter-se comprovado que as notícias sobre a sua saída para o Parlamento Europeu "não estavam minimamente confirmadas".
"Eu tinha dito que as notícias sobre a minha saída não estavam minimamente confirmadas, como se confirmou ontem [segunda-feira] pelos responsáveis do PSD eu nunca fui convidado para cabeça de lista", começou por responder Rui Moreira.
E prosseguiu: "tive uma conversa com o presidente do PSD, no domingo à noite, em que ele me sondou para a possibilidade de integrar a lista, na posição número dois. Eu agradeci o convite, mas não fazia qualquer sentido".
Enfatizando que "não estava a contar com nada, nem poderia contar", Rui Moreira lembrou ter sido anunciado para segunda-feira a divulgação dos cabeças de lista do PSD e do PS, pelo que, assinalou "ninguém o poderia convidar num domingo à noite. Era impossível!".
Rui Moreira frisou ainda que nunca fala nem pensa sobre "convites que nunca foram formulados", lamentando que "durante semanas" tenham andado a lançar o seu nome [como candidato a eurodeputado] e, depois, nesse período, "não houve quem dissesse", a não ser ele, "que não fora convidado".
Assegurando que "não há nenhum desconforto" com Luís Montenegro, com quem fez a visita à exposição e trocou elogios nos discursos, Rui Moreira garantiu estar "muito bem na Câmara do Porto".
A terminar, o autarca disse "gostar muito" de Sebastião Bugalho, o cabeça de lista pela AD, afirmando ser "uma boa escolha", o mesmo afirmando sobre Marta Temido, número um pelo PS às europeias.
O primeiro-ministro abandonou a exposição sem querer falar as jornalistas sobre o assunto.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.