Sábado – Pense por si

Famalicão cria cheque-veterinário para combater maus tratos animais

28 de junho de 2018 às 17:52
As mais lidas

A medida irá custar 15 mil euros ao município e pretende criar uma rede de cuidados para os animais em risco.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão criou o cheque-veterinário como forma de ajudar famílias carenciadas a combater o abandono e maus tratos a animais, anunciou esta quinta-feira aquela autarquia.

"O abandono e maus-tratos aos animais combate-se criando condições às famílias para conseguirem manter os seus animais em casa", explica o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, Paulo Cunha, em comunicado enviado à agência Lusa.

No texto, o autarca explica que o novo "cheque", que resulta de uma parceria com a Ordem dos Médicos Veterinários, abrange ainda quem adoptar animais no Centro de Recolha Oficial (CRO) de Famalicão e a própria população animal residente naquele local, nomeadamente para vacinação, desparasitação e esterilização para controlar a reprodução.

Segundo Paulo Cunha, "o cheque-veterinário é um apoio ao nível de cuidados de saúde para os animais destinado às famílias carenciadas do concelho, mas também para incentivar a adopção de animais".

A medida, explica o texto, representa um investimento inicial de 15 mil euros por parte do município e tem como objectivo "criar uma rede de cuidados primários médico-veterinários para animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação e esterilização, bem como outros tratamentos e urgências 24 horas".

A esta parceria juntaram-se já dez clínicas veterinárias do Concelho.

O município recorda ainda que está em curso uma campanha de vacinação antirrábica e identificação electrónica de cães e gatos no concelho, através dos Serviços Veterinários da Câmara Municipal.

O serviço arranca na sexta-feira e vai passar por todas as freguesias do concelho.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.