NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Fabian Figueiredo vai assumir o cargo de deputado e será secundado por Andreia Galvão.
Fabian Figueiredo e Andreia Galvão vão ocupar, rotativamente, o cargo de deputado do Bloco de Esquerda no parlamento com a saída de Mariana Mortágua, que vai ocorrer depois de concluído o processo do Orçamento do Estado para 2026.
Fabian Figueiredo substitui Mariana Mortágua no parlamentoANTÓNIO COTRIM/LUSA
A informação foi avançada ao final da tarde, em Coimbra, pelo porta-voz da lista da Moção 'A', Miguel Cardina, no final de uma reunião realizada hoje em Coimbra, que aprovou o nome de José Manuel Pureza como candidato à coordenação do partido.
"Iremos utilizar a rotatividade em função do que a lei permite", garantiu aos jornalistas, salientando que o Fabian Figueiredo vai assumir o cargo de deputado e será secundado por Andreia Galvão.
O antigo deputado José Manuel Pureza foi hoje votado pelos subscritores da Moção 'A' como primeiro candidato à Mesa Nacional (órgão máximo entre convenções) e à Comissão Política (órgão que assegura a direção quotidiana).
A lista à Mesa Nacional foi aprovada com 93% dos votos e a lista à Comissão Política obteve 92%, enquanto a lista à Comissão de Direitos foi aprovada com 96%.
"O José Manuel Pureza é uma pessoa que recolhe uma série de características e qualidades que o capacitam para esta fase do BE. Tem experiência política e tem também um profundo reconhecimento interno e externo", disse Miguel Cardina.
O investigador e historiador frisou que se trata de uma lista profundamente rejuvenescida, com uma média de idades de 38 anos, renovada, em que 40% das pessoas estarão pela primeira vez na Mesa Nacional.
Para a Moção 'A', José Manuel Pureza "é o melhor nome que pode propor para a fase em que o BE está e para a necessidade que tem de se relançar, porque isso é fundamental para a esquerda, que precisa de um BE forte e o país de uma esquerda forte".
"Estamos muito confiantes nesta escolha e de toda a lista que apresentamos, quer para a Comissão Política quer para a Mesa Nacional, que é necessária para estes tempos que o BE enfrenta", frisou Miguel Cardina.
José Manuel Marques da Silva Pureza tem 66 anos, nasceu em Coimbra e foi eleito deputado por este círculo eleitoral pela primeira vez em 2009 exercendo o cargo até 2011, depois entre 2015 e 2019 e, por último, entre 2019 e 2022.
Durante esse período exerceu funções como líder parlamentar, tendo chegado a vice-presidente da Assembleia da República. Atualmente, é membro da Mesa Nacional do BE e, este ano, candidatou-se à Câmara Municipal de Coimbra.
Além da moção 'A', que congrega cerca de 600 subscritores, apresentaram-se mais quatro textos da oposição à 14.ª Convenção Nacional do BE, que vai decorrer em Lisboa nos dias 29 e 30 de novembro.
Fabian Figueiredo e Andreia Galvão vão substituir rotativamente Mariana Mortágua na AR
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Álvaro Almeida, diretor executivo do SNS, terá dito, numa reunião com administradores hospitalares, que mesmo atrasando consultas e cirurgias, a ordem era para cortar.
Pela primeira vez podem trabalhar numa organização até cinco gerações, um facto que, apesar de já por si inédito, não deixa de acrescentar desafios e dificuldades organizacionais, e sociais, particularmente para quem lidera pessoas.