O traçado original previa uma série de expropriações, que incluíam parcialmente a Quinta da Gata - Powerful Horses, uma propriedade onde decorrem atividades hípicas.
O corredor da linha de alta velocidade na zona de Espinho terá sofrido uma alteração ao traçado inicialmente apresentado pela IP-Infraestruturas de Portugal e deixa de afetar uma parte da Quinta da Gata - Powerful Horses, propriedade onde decorrem atividades hípicas, noticia esta sexta-feira o Público. O jornal tinha indicado inicialmente que a Quinta da Gata era propriedade do grupo Violas, dono da Solverde.
alta velocidade, ferrovia, comboios
A notícia surge após uma empresa de avaliação imobiliária ter contactado vários residentes para a expropriação de terrenos que inicialmente não estavam contemplados no plano da IP.
O jornal refere que o presidente da Junta de Freguesia de Anta e Guetim (Espinho), Nuno Almeida, indicou que um técnico lhe mostrou um traçado ligeiramente distinto do apresentado pela IP.
Insistindo que "esta mudança surge do nada", o autarca, em declarações à Lusa, atribui as alterações à mudança de Governo e declara: "É impossível ignorar que este desvio no percurso original acontece precisamente com a mudança de titular no Ministério das Infraestruturas, já que o que até agora era um plano definido e submetido a avaliação pública foi, de um momento para o outro, substituído por algo diferente, imposto e desconhecido".
A interpretação de Nuno Almeida sobre todo o caso é que "o que está a ser feito a Espinho não é um erro inocente nem um descuido", pelo que "o Governo tem que se pronunciar e a IP tem que se justificar".
* Notícia corrigida com a indicação de que a Violas SGPS não é proprietária da Quinta da Gata
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres