NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
A medida permitirá dar resposta ao "entrave burocrático kafkiano" que os estrangeiros enfrentam quando procuram registar-se na Segurança Social.
O Governo está a preparar uma solução que, a partir de janeiro, vai permitir que a inscrição dos estrangeiros na Segurança Social ocorra de forma rápida, disse esta quarta-feira a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
"A partir de janeiro vamos conseguir ter uma inscrição rápida dos estrangeiros na Segurança Social", disse à Lusa a ministra do Trabalho, à margem da entrega do Prémio AHP 2019, que a Associação de Hotelaria de Portugal decidiu atribuir a Ana Mendes Godinho pelo reconhecimento da ação que desenvolveu enquanto secretária de Estado do Turismo, no anterior governo.
Esta nova solução, explicou, será apresentada na próxima semana e permitirá dar resposta ao "entrave burocrático kafkiano" que os estrangeiros enfrentam quando procuram registar-se na Segurança Social - passo necessário para que tenham, por exemplo, acesso a um Número de Identificação da Segurança Social (NISS).
Na sua intervenção, Ana Mendes Godinho acentuou ter assumido como uma das suas primeiras prioridades nas novas funções governativas a "otimização e simplificação na relação Estado, empresas, cidadãos" e, neste contexto, precisou que o Governo está também a trabalhar no sentido de "muito rapidamente" haver uma "solução rápida" para os vistos de trabalho.
Acentuando que mudou de um 'T' (Turismo) para outro 'T' (Trabalho), a ministra afirmou ter levado para a nova pasta as "memórias" do que aprendeu no turismo e elencou algumas das prioridades, como a criação de condições para "reter as pessoas" que trabalham em Portugal e para "atrair pessoas" para o país.
Ana Mendes Godinho sublinhou a aposta na qualificação das pessoas e o objetivo de criar um ambiente estável, com o envolvimento dos parceiros sociais, no âmbito dos rendimentos e competitividade.
Estrangeiros com inscrição rápida na Segurança Social a partir de janeiro
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?