13 nov 2025
13 de novembro de 2025 às 18:11
Lusa
Chuva provoca 93 ocorrências no Médio Tejo incluindo desalojamentos
O Comando Sub-Regional do Médio Tejo registou entre as 00:00 e as 16:00 desta quinta-feira 93 ocorrências relacionadas com a depressão Cláudia, que levou chuva intensa à região, provocando dezenas de inundações e deixando três pessoas desalojadas em Abrantes.
Em declarações à Lusa, o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, David Lobato, explicou que Abrantes, no distrito de Santarém, é o município mais afetado na sub-região, com 33 ocorrências registadas até às 16:00, seguindo-se Sardoal e Ourém, com 14 e 12, respetivamente, Entroncamento, com nove, Torres Novas, com sete, e Tomar, com seis ocorrências.
"Desde as 00:00, temos 93 ocorrências, das mais diversas tipologias, com muitas inundações, desobstruções e quedas de árvores. O mais significativo continua a ser Abrantes, onde cinco pessoas foram retiradas das suas habitações devido à entrada de água, sendo três desalojados e dois deslocados", declarou.
Segundo o responsável, as pessoas afetadas foram realojadas em casa de familiares, até ser possível regressarem às suas habitações. Não há feridos a registar.
No total, no Médio Tejo, o número de ocorrências passou de 64, às 11:00, para 93, às 16:00, com as ocorrências a incidirem em inundações (42 no total), quedas de árvores (19) e limpezas de via (12), disse David Lobato.
"Os danos materiais são bastantes, como foi visível durante o dia. Nas próximas horas, a previsão é que a situação se mantenha um bocadinho mais aliviada, mas ainda com vento e com chuva", acrescentou.