A informação foi prestada por Mário Centeno, o ministro das Finanças. É mais de metade das 5 mil cirurgias canceladas devido à greve.
Oministro das Finançasdisse esta quarta-feira, 19 de Dezembro, que mais de metade das 5 mil cirurgias canceladas devido à greve dos enfermeirosjá foi alvo de 'cheques-cirurgia', que permite ao utente recorrer a um hospital não afectado pela paralisação.
De acordo com Mário Centeno, que falava hoje na comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social, na "saúde, onde têm havido greve nos enfermeiros foram adiadas perto de 5 mil cirurgias" e "esses mesmos hospitais processaram já 2.600 cheques-cirurgia".
Os cheques-cirurgia são vales passados pelos hospitais públicos que permitem aos utentes fazerem as suas cirurgias noutro hospital, neste caso que não esteja a ser afectado pela greve dos enfermeiros aos blocos cirúrgicos.
Na semana passada, durante o debate parlamentar quinzenal, o primeiro-ministro António Costadefendeu não ser aceitável que a greve dos enfermeiros já tenha adiado mais de 5.000 cirurgias programadas - 4.176 segundo o balanço que tinha até dia 7 de Dezembro considerando que "ninguém pode morrer pelo exercício do direito à greve".
António Costa disse ainda na ocasião que, se não houver mais cancelamentos, será possível fazer as cirurgias anuladas até final do primeiro trimestre de 2019.
A "greve cirúrgica" dos enfermeiros, que se iniciou a 22 de Novembro, está a decorrer nos blocos operatórios do Centro Hospitalar Universitário de S. João (Porto), no Centro Hospitalar Universitário do Porto, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e no Centro Hospitalar de Setúbal.
Os enfermeiros têm apresentado queixas constantes sobre a falta de valorização da sua profissão e sobre as dificuldades das condições de trabalho no Serviço Nacional de Saúde, pretendendo uma carreira, progressões que não têm há 13 anos, bem como a consagração da categoria de enfermeiro especialista.
A paralisação foi convocada pela Associação Sindical Portuguesa de Enfermeiros (ASPE) e pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor).
Estado já emitiu 2.600 "cheques-cirurgia" para recurso a outro hospital
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.