Sábado – Pense por si

Estado de emergência por coronavírus ameaça parar Portugal

Lucília Galha , Margarida Davim , Marco Alves 11 de março de 2020 às 18:21

O mundo está a viver uma pandemia. Em Portugal, poderão faltar camas, ventiladores e até médicos para todos os doentes que vierem a precisar.

Não é só a linha SNS24 que está a falhar, também há falta de médicos e enfermeiros no SNS, não há máscaras e restantes equipamentos de proteção em quantidade suficiente e poderá também não haver camas para todos os doentes que precisarem – nem sequer cuidados. Mais: há escolas por todo o País a fechar e eventos a serem cancelados. E até a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, já avisou que "os próximos dias serão críticos" e que o risco de contaminação é elevado. Apesar de a situação do coronavírus Covid-19 em Portugal estar ainda longe do que se passa, por exemplo, em Itália – até ao fecho desta edição, na terça-feira, 10, dos 41 casos confirmados todos estavam estáveis à exceção de um, que inspirava cuidados –, as coisas poderão mudar muito rapidamente.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres