Sábado – Pense por si

Há católicos a desafiar recomendações da Igreja para o coronavírus

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 11 de março de 2020 às 17:50

A Conferência Episcopal Portuguesa recomendou dar a hóstia na mão, mas nem todos os fiéis seguem esse conselho. De acordo com um sacerdote, tem havido "reações muito desagradáveis e feias de quem diz que prefere não comungar a receber o Corpo de Cristo na mão".

Receber a comunhão é o momento mais importante da missa católica. É normal que assim seja: os fiéis acreditam que durante a missa acontece a transubstanciação, o fenómeno onde pão (a hóstia) e o vinho tornam-se (literalmente) no corpo e sangue de Cristo, e no momento da Eucaristia toma-se a hóstia consagrada, que tem a presença real de Deus. Por este momento ser tão importante na vida de milhares de católico, o coronavírus (COVID-19) trouxe uma discussão: deve receber-se a hóstia consagrada com a mão ou com a boca?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.