Sábado – Pense por si

Estado condenado a pagar 17 milhões ao Hospital de Braga

06 de fevereiro de 2019 às 10:42
As mais lidas

O tribunal arbitral decidiu condenar o Estado ao pagamento de 17 milhões de euros ao parceiro privado que gere o Hospital de Braga.

O tribunal arbitral decidiu condenar o Estado a pagar 17 milhões de euros ao parceiro privado que gere o Hospital de Braga.

A decisão data do final de janeiro e foi anunciada esta quarta-feira de manhã pela ministra da Saúde, Marta Temido, avança o Jornal de Notícias.

A ministra está atualmente a ser ouvida na Comissão de Saúde sobre a decisão de lançamento de um concurso para uma nova parceria no Hospital de Braga.

O parceiro privado José Mello Saúde estava a exigir em tribunal 33 milhões de euros relativos ao pagamento de tratamentos de VIH-Sida e Esclerose Múltipla.

O Ministério da Saúde decidiu ainda suspender o lançamento do novo concurso para a gestão do hospital de Braga em modelo de Parceria Público Privada (PPP) e a decisão de avançar ou não caberá ao próximo governo.

Falando esta quarta-feira na Comissão Parlamentar de Saúde, o secretário de Estado adjunto Francisco Ramos revelou que quando reverter para o Estado no final do atual contrato, a unidade hospitalar minhota será transformada em entidade pública empresarial (EPE).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres