As novas instalações vão ser requalificadas pelos próprios reclusos.
O Estabelecimento Prisional de Braga vai ter um quarto para visitas íntimas com a colaboração financeira da Câmara Municipal de Braga, anunciou esta segunda-feira o presidente daquela autarquia.
À margem de uma visita àquele estabelecimento para acompanhar o trabalho de um grupo de reclusos que estão a colaborar na construção de uma instalação artística a apresentar na Noite Branca, Ricardo Rio adiantou que o assunto irá "brevemente" ser analisado pelo executivo camarário.
"Temos colaborado a diversos níveis, tentado fazer vários diversos melhoramentos [no estabelecimento prisional], como o campo de jogos. Estamos neste momento a trabalhar num outro protejo para a requalificação de edifícios para criação de um espaço de visitas privativas que irá a reunião de câmara em Setembro, Outubro, no máximo", revelou o autarca.
As novas instalações vão ser, segundo adiantou a directora do Estabelecimento Prisional de Braga, Isabel Duarte Paulo, vão ser requalificadas pelos próprios reclusos, revelando ainda que em Braga não há sobrelotação de homens.
"Temos pensado em edificar aqui um primeiro piso dando um novo rosto à escola, há duas salas de aula, ficariam as duas salas de aula aqui e um quarto de visitas íntimas que será feito com a ajuda e colaboração financeira da câmara", apontou a responsável.
Para Isabel Paulo, " trabalho é uma ferramenta muito importante na reinserção social, é através dele que há uma ligação com a sociedade civil".
"A prisão já não é vista só como uma punição em si, é sempre associada a reinserção para que mais tarde não voltem a delinquir e se insiram na sociedade", explanou.
No Estabelecimento Prisional de Braga, vocacionado essencialmente para albergar presos preventivos, estão cerca de 90 homens, sendo que, segundo adiantou Isabel Paulo, "43 estão a trabalhar" dentro de portas.
"Num estabelecimento com esta idade, que já tem alguma, é preciso sempre a manutenção. Pintura de paredes, canos, mobiliário, há um uso diário e intenso", descreveu.
A responsável disse ainda que "as principais dificuldades são conseguir o material de construção".
Estabelecimento Prisional de Braga vai ter um quarto para visitas íntimas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.