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Esquemas e falhas do negócio da importação de resíduos

Sara Capelo
Sara Capelo 31 de dezembro de 2021 às 08:00

São metais, vidro, plásticos ou têxteis que são aproveitados por vidreiras ou cimenteiras. Os inspetores detetam problemas nas fronteiras ou nos portos e reenviam estes resíduos para trás. Mais difícil é fazer pagar todas as coimas. IGAMAOT abriu 156 inquéritos em cinco anos.

Este processo de contraordenação começou com um mistério. A documentação apresentada no Sadoport não correspondia ao número de embarcações que tinham entrado neste porto de Setúbal até meados de maio de 2018. A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) sabia que tinham sido 27 os movimentos ocorridos até àquela data, mas só encontrava o registo de 25. O que acontecera às outras duas embarcações? E, mais importante, onde estava a carga – registada como “combustível ou outros meios de produção de energia” – que ambas transportavam desde o Reino Unido e que tinha como destino os fornos da Secil, no Outão, serra da Arrábida?

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