Exercício do direito de resposta Nataniel Araújo
A SÁBADO recebeu o seguinte direito de resposta em relação ao artigo "Chefe de gabinete do ministro da Agricultura acusado de assédio sexual fica sem castigo".
A SÁBADO recebeu o seguinte direito de resposta em relação ao artigo "Chefe de gabinete do ministro da Agricultura acusado de assédio sexual fica sem castigo".
Informação surge depois de a associação ambientalista Zero ter acusado a Agência Portuguesa do Ambiente de falhar no controlo do tratamento dos REEE, permitindo, "no limite", que as substâncias perigosas não sejam removidas.
Em 2023 foram recebidas mais de 900 denúncias sobre a atuação das autarquias locais, mas só havia 30 inspetores para as investigar. Governo promete duplicar equipa para 2025.
Sacos de plástico ultraleves usados na venda de pão, fruta ou legumes vão ser sujeitos a uma contribuição, à semelhança do que acontece com os restantes.
O protesto está marcado para o feriado de 25 de abril, em frente às instalações da Câmara de Grândola. Em causa está a obra de um resort, que envolve a herdeira do grupo Inditex (detém a Zara). Dirigente associativa e autarquia respondem à SÁBADO.
Em janeiro, a SÁBADO denunciou crimes ambientais na Herdade do Salgueiral, em Almeirim, e em Setúbal. GNR fez agora dezenas de buscas e apreendeu camiões, armas, munições e até uma besta.
Em 2021, cumpriu 28 dias sem comer. Exige o pagamento de uma indemnização por erros já reconhecidos pela Inspeção da Agricultura, que diz ter sido uma promessa não cumprida pelo Governo.
Governo vai apresentar Plano Nacional de Poupança de Energia até ao fim de agosto. Mas o PSD lembra que está há um ano a pedir planos para poupar água e energia. “Há uma inação total”, acusa o deputado Hugo Carvalho.
Em causa está um projeto turístico a ser construído sobre as dunas pertencentes à reserva botânica de Troia e da Reserva Natural do Estuário do Sado.
Desde 2015 que a Quinta das Amoras, de Luís Dias, é alvo de atos delituosos e irregularidades que já foram participados ao Ministério Público. Agricultores esperam que Provedoria da Justiça possa aprovar indemnização.
"O boicote e a prepotência reiterada do Estado tiraram-me tudo", lamenta o proprietário agrícola Luís Dias.
São metais, vidro, plásticos ou têxteis que são aproveitados por vidreiras ou cimenteiras. Os inspetores detetam problemas nas fronteiras ou nos portos e reenviam estes resíduos para trás. Mais difícil é fazer pagar todas as coimas. IGAMAOT abriu 156 inquéritos em cinco anos.
A importação de lixo devia ser uma questão limpinha: tudo certo e de acordo com as regras. Erro: é um mundo de irregularidades e esquemas e em que até as multas ficam muitas vezes por cobrar, e com aventuras que talvez dessem um filme. É melhor irmos por aí, que o tempo é de festas: fizemos uma viagem ao cinema mais memorável de 2021. Lets look at the trailer.
Relatório do IGAMAOT foi enviado para o Ministério Público devido a "atos delituosos e irregularidades". Se nada for feito, Luís Dias diz que vai "para a porta do primeiro-ministro".
Já lhe chamaram a “Califórnia da Europa”. Mas um surto de Covid-19 revelou o lado “faroeste” do novo eldorado agrícola português. O negócio de milhões em exportações, que necessita de milhares de braços de trabalho importados, foi capturado por apenas uma multinacional: a Driscoll’s. Enquanto houver água. Viagem aos bastidores da exploração em Odemira.
Luís Dias encontra-se em greve de fome frente ao Palácio de Belém e reclama uma indemnização por erros cometidos pelo Ministério da Agricultura. Até agora, este só respondeu com auditoria.