Esta terça-feira os enfermeiros regressam à greve nacional de seis dias, iniciada na semana passada. O início da greve tem hora marcada para as 08h00 e vai focar-se sobretudo "nos blocos operatórios e nas cirurgias de ambulatório".
Esta terça-feira os enfermeiros regressam à greve nacional de seis dias, iniciada na semana passada.
"Hoje concretiza-se a segunda etapa de uma greve nacional que começou no dia 10 de outubro e que visa exigir ao Governo que apresente uma nova proposta negocial da carreira de enfermagem que vá ao encontro das expectativas dos profissionais e dos compromissos assumidos pela tutela", afirmou Guadalupe Simões, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), citada pela agência Lusa.
O início da greve tem hora marcada para as 08h00 e vai focar-se sobretudo "nos blocos operatórios e nas cirurgias de ambulatório".
De acordo com os sindicatos, nos primeiros dias de greve – 10 e 11 de outubro – a greve de enfermeiros teve uma adesão entre os 70 e os 75%.
Para estes dias, Guadalupe Simões prevê uma adesão ainda maior: "Seguramente agora ainda estão mais mobilizados, depois de o próprio Ministério da Saúde ter assumido que as reivindicações dos enfermeiros são justas", disse.
"Independentemente de quem é o titular da pasta, o que se espera é que o processo negocial se desenvolva rapidamente para que atinjamos o objetivo que é a entrada em vigor em janeiro" de 2019 da carreira de enfermagem, respondeu, questionada sobre o esperado relativamenteavanço das negociações com a nova ministra da Saúde, Marta Temido.
A greve é convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), pelo Sindicato dos Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira (SERAM), pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) e pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE).
Enfermeiros reiniciam greve nacional esta terça-feira
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."