Esta terça-feira os enfermeiros regressam à greve nacional de seis dias, iniciada na semana passada. O início da greve tem hora marcada para as 08h00 e vai focar-se sobretudo "nos blocos operatórios e nas cirurgias de ambulatório".
Esta terça-feira os enfermeiros regressam à greve nacional de seis dias, iniciada na semana passada.
"Hoje concretiza-se a segunda etapa de uma greve nacional que começou no dia 10 de outubro e que visa exigir ao Governo que apresente uma nova proposta negocial da carreira de enfermagem que vá ao encontro das expectativas dos profissionais e dos compromissos assumidos pela tutela", afirmou Guadalupe Simões, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), citada pela agência Lusa.
O início da greve tem hora marcada para as 08h00 e vai focar-se sobretudo "nos blocos operatórios e nas cirurgias de ambulatório".
De acordo com os sindicatos, nos primeiros dias de greve – 10 e 11 de outubro – a greve de enfermeiros teve uma adesão entre os 70 e os 75%.
Para estes dias, Guadalupe Simões prevê uma adesão ainda maior: "Seguramente agora ainda estão mais mobilizados, depois de o próprio Ministério da Saúde ter assumido que as reivindicações dos enfermeiros são justas", disse.
"Independentemente de quem é o titular da pasta, o que se espera é que o processo negocial se desenvolva rapidamente para que atinjamos o objetivo que é a entrada em vigor em janeiro" de 2019 da carreira de enfermagem, respondeu, questionada sobre o esperado relativamenteavanço das negociações com a nova ministra da Saúde, Marta Temido.
A greve é convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), pelo Sindicato dos Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira (SERAM), pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) e pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE).
Enfermeiros reiniciam greve nacional esta terça-feira
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.