Um sindicato dos enfermeiros informou que "os enfermeiros estão a ser pressionados" para desempenhar funções de assistentes operacionais em Tondela.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) criticou esta terça-feira que enfermeiros da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Campo – Caramulo, no concelho de Tondela, estejam alegadamente a sofrer pressão para fazerem a limpeza do chão.
Em comunicado, o SEP refere que "os enfermeiros estão a ser pressionados" para desempenhar funções de assistentes operacionais, "nomeadamente na limpeza do chão e outros dispositivos clínicos".
Esta situação acontece devido "à ausência de assistentes operacionais numa parte significativa do horário semanal de funcionamento desta unidade e no iminente alargamento desse horário aos fins de semana, ao abrigo do Plano de Contingência da Gripe", explica.
O sindicato refere ter conhecimento de que "esta pressão é exercida em mais unidades" do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, "aparentando uma inércia na resolução dos problemas de fundo desta instituição".
"As funções dos enfermeiros estão integral e claramente definidas, pelo que nunca poderemos aceitar a tentativa de atropelo que é feito à legislação e aos diplomas legais que regem a enfermagem e os seus cuidados" sublinha.
Neste âmbito, o SEP já pediu uma reunião ao director executivo do ACES Dão Lafões.
Contactada pela agência Lusa, fonte do ACES disse apenas que o director executivo terá uma reunião com os responsáveis do sindicato para esclarecer a situação.
O SEP argumenta que "a alegação da singularidade e centralidade do papel da enfermagem nos cuidados de saúde primários não pode apresentar-se apenas como um discurso eloquente sem efeito e sem corolário".
Enfermeiros “pressionados” a lavar o chão em Tondela
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.