Empresa russa desmente Protecção Civil em caso dos Kamov

Alexandra Pedro , Lusa 29 de março de 2018
As mais lidas

Heliavionic acusa a Protecção Civil de "graves e reiteradas insinuações".

A empresa russa responsável pela manutenção dos Kamov desmentiu esta quinta-feira o alegado desvio de peças do hangar de Ponte de Sor onde estão as aeronaves. De acordo com a notícia avançada pelo Jornal de Notícias, a Heliavianoc acusou a Protecção Civil de "graves e reiteradas insinuações"

Recorde-se que esta quarta-feira a Protecção Civil decidiu encerrar o hangar, afirmando que ocorreu a movimentação de material sem ter sido identificado, sem autorização e que aguarda esclarecimentos. "O hangar da ANPC sito em Ponte de Sor, onde se encontra localizada a frota de helicópteros Kamov, propriedade do Estado português, foi na terça-feira interditado pela ANPC em virtude de se ter constatado a movimentação de material da mencionada frota, por parte da Heliavionics (subcontratada da Everjets, S.A.), sem ter sido efectuada a identificação do referido material, nem ter sido solicitada a necessária autorização, tendo tal facto sido logo comunicado à Everjets, S.A", referiu a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) em comunicado.

Aquela entidade considera que o encerramento do hangar foi "a única medida que, no imediato e face à omissão de qualquer atuação ou esclarecimento por parte dos técnicos da Everjets presentes no local", permitiu acautelar "os bens da ANPC e o interesse público subjacente".

"Salienta-se que foram solicitados à Everjets, S.A. os necessários esclarecimentos, em ordem a que, caso se encontrem reunidas as condições para tal, seja reaberto o hangar e retomados os trabalhos com a normalidade necessária e desejável", concluiu.

A empresa Everjets confirmou que a Protecção Civil "selou as instalações" e expulsou as equipas que procediam à manutenção de três helicópteros Kamov, no Aeródromo de Ponte de Sor, Portalegre, avisando que prontidão destas aeronaves fica "seriamente comprometida".
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais