Sábado – Pense por si

Embaixada da Rússia acusa jornalistas portugueses de interpretarem acontecimentos de “forma distorcida”

Luana Augusto
Luana Augusto 22 de dezembro de 2024 às 11:45
As mais lidas

Órgão de diplomacia garante que ataque à Embaixada de Portugal em Kiev resultou "da utilização, pouco profissional, do sistema de defesa antiaérea ucraniano". Acusou, assim, os jornalistas portugueses de espalharem "sentimentos russófobos".

A Embaixada da Rússia acusou, no sábado (21), os meios de comunicação social portugueses de interpretarem o ataque russo contra a embaixada de Portugal em Kiev "duma forma distorcida". Num comentário publicado pelas 20h19, na rede social Telegram, a Embaixada da Rússia em Portugal alegou ainda que os jornalistas portugueses despertam "sentimentos russófobos".

"Atrai a atenção a capa de hoje de um jornal que acusa a Rússia de 'atacar a missão diplomática'. Na realidade, como sublinham várias vezes os altos responsáveis do nosso Estado nos seus discursos públicos, as Forças Armadas russas atacam exclusivamente alvos militares e infraestruturas da indústria militar", argumenta a embaixada.

O órgão de diplomacia garante, assim, que "os danos nos edifícios que albergam a chancelaria da missão diplomática portuguesa resultam-se da utilização, pouco profissional, do sistema de defesa antiaérea ucraniano" e ao citar o Ministério da Defesa russo, acrescenta que "foram atingidos na capital ucraniana o centro de comando do Serviço de Segurança da Ucrânia, o escritório de engenharia Luch, que se dedica ao desenvolvimento e produção de mísseis, bem como baterias de sistema de defesa antiaérea Patriot".

"Foi a resposta ao bombardeamento ucraniano da região russa de Rostov com mísseis norte-americanos e britânicos ATACMS e Storm Shadow no dia 18 de dezembro", sublinha.

No comunicado, a embaixada acusa ainda "o regime de Zelensky" de estar a utilizar alegadamente "prédios civis como escudos humanos", o que segundo o órgão de diplomacia "conduz a consequências trágicas".

A Embaixada de Portugal em Kiev foi atingida na sexta-feira, 20 de dezembro, e na altura foi referido que foi uma consequência de um ataque russo à capital ucraniana – o que vem agora ser desmentido pela embaixada russa. Na altura, o Ministério dos Negócios Estrangeiros condenou este acontecimento.

"O Governo português condena de forma veemente os ataques desta madrugada a Kiev, que causaram danos materiais em diversas missões diplomáticas, incluindo a chancelada da Embaixada de Portugal. É absolutamente inaceitável que qualquer ataque possa visar ou ter impacto em zonas de instalações diplomáticas", lê-se num comunicado.

Na sequência desta ocorrência algumas janelas e portas do edifício acabaram por ficar danificadas. Sabe-se que neste dia pelo menos uma pessoa morreu e dez ficaram feridas.

ASSOCIATED PRESS
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.