Sábado – Pense por si

Em Almaraz, a delegação portuguesa confirmou ausência de obras

27 de fevereiro de 2017 às 20:52
As mais lidas

Segundo o Ministério do Ambiente, daqui a duas semanas "deverão estar reunidas as condições para se produzir uma primeira apreciação por parte da delegação portuguesa"

A comitiva portuguesa que visitou a central nuclear espanhola de Almaraz, esta segunda-feira, recolheu informação e confirmou a ausência de obras de construção de um armazém de resíduos radioactivos, remetendo mais informações para dentro de duas semanas.

"Os especialistas nacionais tiveram oportunidade de confirmar que ainda não se iniciaram os trabalhos de construção do armazém de resíduos radioativos, tendo sido apenas registado que houve abate de árvores naquela zona", refere um comunicado do Ministério do Ambiente, que sublinha o "espírito de abertura" e também a "activa presença" da Comissão Europeia no encontro.

Os técnicos recolheram informação sobre o Estudo de Impacto Ambiental e toda a informação recolhida é agora analisada por peritos nacionais, "e será solicitada informação adicional", diz-se no documento. "Na semana de 13 de Março deverão estar reunidas as condições para se produzir uma primeira apreciação por parte da delegação portuguesa", refere ainda o comunicado.

O comunicado surge depois de uma visita à central nuclear de delegações de Portugal, Espanha e da União Europeia, na sequência de um acordo entre Portugal e Espanha mediante o qual Portugal retirou uma queixa contra o país vizinho a propósito da construção de um armazém de resíduos nucleares em Almaraz, a cerca de 100 quilómetros da fronteira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.