Sábado – Pense por si

Exames digitais do 9º ano preocupam diretores escolares

Sofia Parissi
Sofia Parissi 19 de março de 2024 às 16:37

"A única coisa que pomos em causa é a incapacidade de algumas escolas de garantirem princípios constitucionais como a igualdade e a equidade", diz a SÁBADO Manuel António Pereira, presidente da Associação Nacional de Diretores Escolares (ANDE).

Em junho, os exames nacionais do 9º ano vão ser realizados digitalmente, pela primeira vez. No ano passado, alguns alunos já tinham feito as provas neste formato num projeto-piloto, mas este ano a mudança estende-se à generalidade dos alunos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.