Sábado – Pense por si

Economia e incêndios: o melhor e o pior dos dois anos do Governo de Costa

Cátia Andrea Costa 26 de novembro de 2017 às 08:10

O Governo minoritário do PS, sustentado pelo apoio parlamentar da Esquerda, cumpre este domingo dois anos. O êxito económico é a marca de maior sucesso de um Executivo muito marcado pelos incêndios de Junho e Outubro.

Na tomada de posse do XXI Governo constitucional, o então Presidente, Cavaco Silva, duvidou das capacidades de um Executivo minoritário do PS suportado no Parlamento por PCP, Os Verdes e Bloco de Esquerda. Na óptica do antigo chefe de Estado, os acordos da chamada "geringonça" não dissipavam as dúvidas quanto à estabilidade política e, como tal, prometia tudo fazer para que Portugal preservasse a "credibilidade e mantivesse uma trajectória de crescimento".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.