Sábado – Pense por si

Duas pessoas resgatadas após naufrágio de veleiro em Algés

Tripulantes foram assistidos pelos Bombeiros de Algés.

Duas pessoas, de nacionalidade belga, foram resgatadas esta sexta-feira após um veleiro naufragar, na Cruz Quebrada, em Algés.

A carregar o vídeo ...

A Polícia Marítima recebeu pelas 05h40 o alerta de que o veleiro "Surf" que tinha como destino a Marina de Cascais, estava com dificuldades de manobra, na entrada da barra de Lisboa, próximo de Caxias.

Dezasseis minutos depois e após contacto estabelecido com a embarcação, os tripulantes indicaram que não precisavam de assistência e que iriam aguardar pela manhã para seguirem para a Marina de Cascais.

Pelas 07h18, o veleiro começou a derivar na zona da ribeira do Jamor onde acabou por encalhar.

O resgate dos tripulantes foi feito peças 08h55. Foram assistidos pelos Bombeiros de Algés.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Tópicos Polícia Surf Algés

Prioridade adiada: a Justiça à entrada de 2026

Maioria dos problemas que afetam o sistema judicial português transita, praticamente inalterada, de um ano para o outro. Falta de magistrados do Ministério Público e de oficiais de justiça continua a ser uma preocupação central. A esta escassez humana soma‑se a insuficiência de meios materiais e tecnológicos.

O ano 1 da Grande Transição

Este ano de 2025 acabou com a Ordem Internacional Liberal. Parece vir aí uma nova Ordem das Grandes Potências, baseada na Força, já não nas regras. Mas ainda só estamos a iniciar a Transição. Trump fez um primeiro ano de segundo mandato desastroso. Putin agradece e tentará, em 2026, aproveitar o triunfo de ter "conquistado" Washington, apesar de, no terreno, ter falhado a tomada de Kiev. Preparem-se para alguns anos de incerteza, risco e nevoeiro. Nós, europeus, ainda não sabemos lidar com a perda americana