Sábado – Pense por si

Duarte Marques é o diretor de campanha de Marques Mendes

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 14 de fevereiro de 2025 às 13:26
As mais lidas

Luís Marques Mendes apresentou a candidatura à Presidência da República na semana passada, em Fafe, onde afirmou que é uma candidatura "de todos os portugueses".

Duarte Marques, ex-deputado do PSD, vai ser o diretor de campanha de Luís Marques Mendes às presidenciais, conforme confirmou àSÁBADO

CORREIO DA MANHA

Licenciado em Relações Internacionais e com frequência do Mestrado em Relações Internacionais e Assuntos Europeus, assume, aos 43 anos, a missão de planear a campanha para Presidente da República do ex-líder do PSD. Consultor de profissão, foi deputado entre 2011 e 2022. Duarte Marques integrou as comissões parlamentares de Assuntos Europeus e dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Trabalha atualmente numa multinacional francesa e é sócio da Mosca Publicidade. Está ainda a terminar o MBA na escola de negócios AESE, em Lisboa.

Luís Marques Mendes despediu-se do seu programa de comentário e apresentou a candidatura à Presidência da República na semana passada, na sua terra natal, em Fafe. Apesar de contar com o apoio do PSD, até na origem do seu diretor de campanha, Marques Mendes entregou o seu cartão de militante antes de apresentar a candidatura, referindo que se trata de uma candidatura independente, que quer que seja "de todos os portugueses". 

As eleições presidenciais vão decorrer em janeiro de 2026 e já contam com algumas candidaturas: Luís Marques Mendes, André Ventura, André Pestana, Tim Vieira e Mariana Leitão. Por confirmar está a candidatura do almirante Gouveia e Melo que deixou a Marinha no final do ano e segue à frente nas sondagens.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.