Sábado – Pense por si

Duarte Marques é o diretor de campanha de Marques Mendes

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 14 de fevereiro de 2025 às 13:26
As mais lidas

Luís Marques Mendes apresentou a candidatura à Presidência da República na semana passada, em Fafe, onde afirmou que é uma candidatura "de todos os portugueses".

Duarte Marques, ex-deputado do PSD, vai ser o diretor de campanha de Luís Marques Mendes às presidenciais, conforme confirmou àSÁBADO

CORREIO DA MANHA

Licenciado em Relações Internacionais e com frequência do Mestrado em Relações Internacionais e Assuntos Europeus, assume, aos 43 anos, a missão de planear a campanha para Presidente da República do ex-líder do PSD. Consultor de profissão, foi deputado entre 2011 e 2022. Duarte Marques integrou as comissões parlamentares de Assuntos Europeus e dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Trabalha atualmente numa multinacional francesa e é sócio da Mosca Publicidade. Está ainda a terminar o MBA na escola de negócios AESE, em Lisboa.

Luís Marques Mendes despediu-se do seu programa de comentário e apresentou a candidatura à Presidência da República na semana passada, na sua terra natal, em Fafe. Apesar de contar com o apoio do PSD, até na origem do seu diretor de campanha, Marques Mendes entregou o seu cartão de militante antes de apresentar a candidatura, referindo que se trata de uma candidatura independente, que quer que seja "de todos os portugueses". 

As eleições presidenciais vão decorrer em janeiro de 2026 e já contam com algumas candidaturas: Luís Marques Mendes, André Ventura, André Pestana, Tim Vieira e Mariana Leitão. Por confirmar está a candidatura do almirante Gouveia e Melo que deixou a Marinha no final do ano e segue à frente nas sondagens.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro