Sábado – Pense por si

Doze futebolistas da seleção israelita têm nacionalidade portuguesa

Muitos jogadores israelitas aproveitam a lei dos sefarditas para deixarem de ser considerados jogadores extra-comunitários.

Há doze futebolistas que já jogaram pela seleçãõ de Israel e que têm nacionalidade portuguesa, segundo o jornal Público

Direitos Reservados

Segundo o diário, vários destes futebolistas, entre os quais Shon Weissman requereram nacionalidade portuguesa ao abrigo da lei dos sefarditas que já naturalizou mais de 30 mil desdendetes sefarditas.

Esta lei abriu portas à obtenção de cidadania portuguesa a quem descende da antiga comunidade sefardita, que foi expulsa da Península Ibérica no final do século XV. Ter nacionalidade de um país da União Europeia como Portugal facilita a circulação de um futebolista por clubes europeus, já que deixa de ser considerado extra-comunitário.

A lei tem sido altamente criticada e já deu mesmo origem à abertura de processos judiciais. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.