Sábado – Pense por si

Doze futebolistas da seleção israelita têm nacionalidade portuguesa

Muitos jogadores israelitas aproveitam a lei dos sefarditas para deixarem de ser considerados jogadores extra-comunitários.

Há doze futebolistas que já jogaram pela seleçãõ de Israel e que têm nacionalidade portuguesa, segundo o jornal Público

Direitos Reservados

Segundo o diário, vários destes futebolistas, entre os quais Shon Weissman requereram nacionalidade portuguesa ao abrigo da lei dos sefarditas que já naturalizou mais de 30 mil desdendetes sefarditas.

Esta lei abriu portas à obtenção de cidadania portuguesa a quem descende da antiga comunidade sefardita, que foi expulsa da Península Ibérica no final do século XV. Ter nacionalidade de um país da União Europeia como Portugal facilita a circulação de um futebolista por clubes europeus, já que deixa de ser considerado extra-comunitário.

A lei tem sido altamente criticada e já deu mesmo origem à abertura de processos judiciais. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.