Sábado – Pense por si

Dois arguidos e um investigado na nova bancada do PSD

Sara Capelo
Sara Capelo 16 de outubro de 2019 às 16:44

Nos últimos meses, Emília Cerqueira (caso das falsas presenças) e Firmino Marques (pela investigação a uma permuta de terrenos em Braga) foram constituídos arguidos.

O presidente do PSD, Rui Rio, já o disse inúmeras vezes: no seu entendimento, um deputado que foi constituído arguidoestá numa posição distinta de outro que foi condenado. E impôs a todos os candidatos à Assembleia da República que assinassem uma declaração (sob pena de não poderem entrar nas listas) com o compromisso de que suspenderiam o mandato caso fossem condenados em 1.ª instância. E, se a condenação transitasse em julgado, demitir-se-iam do cargo. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.