Sábado – Pense por si

Do Algarve ao Tibete. A política vai a banhos

Há quem vá para o Algarve, quem procure a Costa Alentejana e quem se prepare para atravessar o Mundo para recuperar do ano parlamentar que agora termina. Onde vão os políticos de férias?

Há sanções europeias no horizonte, os partidos com assento parlamentar ainda terão de ir a Belém sossegar as preocupações do Presidente da República e em curso estão duras negociações na banca. Mas nem o futuro da Caixa Geral de Depósitos, nem as conclusões da comissão de inquérito parlamentar ao Banif impedem os líderes políticos de já terem as férias planeadas.

No primeiro verão como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa manterá os velhos hábitos. Nada que surpreenda tendo em conta que ainda recentemente se deslocou sem seguranças à praia de Carcavelos para o primeiro mergulho do ano. Agora, entre 10 e 24 de Agosto, Marcelo Rebelo de Sousa irá para o Algarve na companhia da família e se quiser mesmo manter a tradição, será na Praia do Gigi, na Quinta do Lago, onde passará as duas semanas. Mais complicado será repetir as férias na companhia de Ricardo Salgado e que tanta polémica geraram no final de 2014. Nessa altura, José Maria Ricciardi acusou o actual Presidente da República de viajar às custas do antigo presidente do BES para o Brasil e Mediterrâneo, algo a que Marcelo Rebelo de Sousa respondeu com humor. "Fiz [férias] mas pagava, o meu avião, o barco. Meias só nas pernas", disse no papel de comentador. "Eu posso ir e pagar, como sempre paguei rotativamente as refeições. Quem não pode ir e por isso é que tenho mágoa, é Ricardo Salgado, por causa de um outro processo", disse. Por outro lado, queira ou não, Marcelo Rebelo de Sousa terá uma companhia a estrear: a do corpo de segurança que dificilmente o deixará escapar sozinho.

Mas Marcelo Rebelo de Sousa não será o único com novidades (e segurança) nas férias. À agência Lusa, o gabinete do primeiro-ministro apenas avançou que Costa irá "uns dias na primeira semana de Agosto" na companhia da família para o Sul do país. Será pelas nuvens que ameaçam chegar de Bruxelas para ensombrar o verão do Governo? Mais tranquilo estará o líder da oposição, Passos Coelho. Como é hábito, o líder do PSD irá na primeira quinzena de Agosto para a praia da Manta Rota, no Algarve. E desta vez não são de esperar surpresas desagradáveis como quando, em 2013, teve de aguentar um buzinão em protesto pela introdução de portagens na Via do Infante.

Do Algarve ao Tibete. A política vai a banhos
Do Algarve ao Tibete. A política vai a banhos
Do Algarve ao Tibete. A política vai a banhos
Do Algarve ao Tibete. A política vai a banhos
Costa a lidar com as pressões de Bruxelas, Passos Coelho a aproveitar os benefícios de não ter funções governativas terão de adaptar os seus planos de férias, mas há quem esteja mesmo em estreia como político de férias. André Silva, deputado eleito pelo PAN, admitiu que vai para longe. Muito longe. "Vou fazer uma viagem a uma região onde nunca estive, ao 'teto do mundo', o Tibete, passando antes pela China, e fazer uma passagem final para o Nepal", explicou em mensagem enviada à agência Lusa. Na primeira tirada, ainda terá a companhia da mulher, mas a última semana, no Nepal, será passada sozinho.

Líder do CDS, Assunção Cristas estará pelo Algarve, entre a segunda e a terceira semana de Agosto, enquanto o líder comunista, Jerónimo de Sousa, aproveitará a próxima semana e a primeira de Agosto para um descanso ao Sul. Para o extremo oposto irá Catarina Martins, coordenador do Bloco de Esquerda, que andará entre o Norte e os Açores na primeira quinzena de Agosto. Também Heloísa Apolónia, deputada dos Verdes, irá a mais que um destino: Lisboa, Costa Alentejana e o inevitável Algarve.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!