Sábado – Pense por si

Discretos e muito ricos, a história das poderosas famílias judaicas em Portugal

Marco Alves
Marco Alves 01 de novembro de 2019 às 10:13

Perseverantes, rigorosos e altamente qualificados. Fundaram empresas de referência, trouxeram inovações para Portugal, foram médicos, engenheiros e artistas. Construíram pequenos impérios familiares e hoje dominam em vários setores: perfumaria, ótica, relojoaria, restauração e vestuário de luxo.

Os primeiros Bensaude chegaram aos Açores vindos de Rabat, Marrocos, poucos anos antes da abolição da Inquisição (1821). Estabeleceram-se em pequenos negócios de venda ambulante através de um trio familiar: Abraão, o seu irmão Elias e o primo Salomão. Vendiam com pequenas margens de lucro e facilidades de crédito.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.