Sábado – Pense por si

Direito à Habitação. Detenção de duas manifestantes gerou confrontos em Lisboa

Margarida Davim
Margarida Davim 01 de abril de 2023 às 19:33
As mais lidas

Fonte da organização diz que a polícia alegou ter imagens das duas mulheres a atirar objetos contra alguma coisa. Depois de uma hora, mulheres foram libertadas., mas gerou-se o caos junto ao Martim Moniz.

Duas mulheres que participaram na manifestação deste sábado, em Lisboa, pelo direito à Habitação, foram detidas pela polícia. Fonte da organização diz que a polícia alegou ter imagens das duas a atirar objetos contra alguma coisa. O que gerou a confusão e exaltou os ânimos, obrigando à chamada da polícia de intervenção.

Bruno Colaço/Cofina

As mulheres ficaram detidas dentro de um supermercado no Martim Moniz e do lado de fora os manifestantes gritaram, em protesto: "Mexeu com uma, mexeu com todas", ao som de batuques e bombos. Gritaram ainda: "Recua polícia, recua, é o poder popular que está na rua".

Depois de uma hora retidas dentro do supermercado, a falar com os agentes, as mulheres acabaram por ser libertadas. Mas cá fora os ânimos exaltaram-se. Duas motas da polícia foram vandalizadas. Voaram garrafas e material pirotécnico. O que levou à chamada da polícia de intervenção e a confrontos com os agentes.

Entretanto, do palco, montado na praça, onde ainda decorriam ao início da noite os discursos ouviram-se apelos para resistir sem violência. Apelaram a que os manifestantes se dirijissem para o Martim Moniz e que se juntassem pacificamente em frente ao palco.

A equipa da brigada de intervenção acabou a fazer uma formação com escudos, de um lado, mantendo os manifestantes à sua frente. A tensão que aqui se viveu levou a que muitas pessoas se desviassem do palco - onde decorria um concerto de hip hop - para irem ver os confrontos.

Toda a manifestação, que desceu a Almirante Reis, tinha decorrido, até aí, sem incidentes. Foram apenas atirados balões com tintas coloridas para um cartaz do Chega, um Pingo Doce e uma imobiliária.

Fonte da organização estima que o protesto juntou cerca de 20 mil pessoas, em Lisboa. Também decorreram manifestações noutras cinco cidades.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.