Sábado – Pense por si

Dia D: Como e quantos isolados irão votar?

Diogo Camilo
Diogo Camilo 29 de janeiro de 2022 às 20:43

É uma das grandes incógnitas destas legislativas: o impacto do voto dos isolados e as condições criadas para que estes portugueses afetados pela pandemia possam exercer o seu direito constitucional. DGS não tem números exatos de quantos infetados e isolados podem votar, mas CNE diz que o voto irá decorrer em "segurança absoluta".

Mais de 9 milhões de portugueses residentes no país vão a votos este domingo, mas perto de um milhão só terá uma hora recomendada para o fazer. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) compara o ato eleitoral a uma "ida ao supermercado" - só que na segunda situação, infetados e contactos de risco não podem sair de casa. A Direção-Geral da Saúde não tem números exatos de quantas pessoas com poder de voto estão em isolamento, mas é certo que 1,2 milhões de portugueses estão registados como casos ativos ou contactos em vigilância - entre estes, o número de eleitores deve ser superior a dois terços.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.