
Covid-19: Uso de máscara em espaços fechados deixa de ser obrigatório na Madeira
O uso de máscara continua a ser obrigatório em lares de terceira idade, unidades de saúde, farmácias, transportes públicos e terminais portuários e aeroportuários.
O uso de máscara continua a ser obrigatório em lares de terceira idade, unidades de saúde, farmácias, transportes públicos e terminais portuários e aeroportuários.
As regras relativas às máscaras continuarão a variar por companhia aérea, pelo que as agências europeias assinalam que, em voos de ou para um destino onde o uso de máscaras ainda é necessário nos transportes públicos, deve-se continuar a encorajar o uso de máscaras
Têm stocks de comida e de água, mochilas preparadas se for preciso abandonarem as suas casas - com kits para fazer fogo e filtros para beber de poças de água - e até caves em betão, em caso de acidente nuclear.
Há médicos a recomendar o alívio gradual das restrições e aqueles que vão mais longe e defendem a queda da grande maioria delas de forma imediata. Governo deve adotar estratégia conservadora. Reunião esta quarta-feira no Infarmed deve dar as pistas do que aí vem.
Numa altura em que a pandemia parece estar a desacelerar em Portugal, o uso de máscaras é uma das medidas de proteção mais eficazes. Usar uma máscara FFP2 é diferente de usar uma cirúrgica ou uma máscara comunitária?
Depois de António Costa e Rui Tavares terem exercido o seu direito de voto em mobilidade, os líderes de PSD, BE, CDU, CDS, PAN e IL já votaram esta manhã. André Ventura votou ao início da tarde.
É uma das grandes incógnitas destas legislativas: o impacto do voto dos isolados e as condições criadas para que estes portugueses afetados pela pandemia possam exercer o seu direito constitucional. DGS não tem números exatos de quantos infetados e isolados podem votar, mas CNE diz que o voto irá decorrer em "segurança absoluta".
Primeiro, a ressalva: não é que o risco de ir votar seja maior do que andar de transportes públicos. Nunca sabemos se quem está ao lado está infetado. O problema é a coerência da mensagem, avisam os especialistas. Abre um precedente que põe em causa esta medida de saúde pública.
Se alguém atender, é milagre. Se atender a máquina, para a mesma situação, o resultado é diferente. Contacto de risco? Depende. Isolamento? Depende. Declarações de isolamento online? Correm mal. Vá antes ao médico de família. Se não houver? Ao centro de saúde. Vá. Em isolamento? Pois. Diário de uns dias, cinco pessoas e uma linha telefónica.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças fez várias sugestões para lidar com os vacinados e não-vacinados.
A investigação, a cargo de uma equipa multidisciplinar, abrangeu três tipos de máscaras - cirúrgicas, sociais e as chamadas KN95 ou FFP2 -- tendo testado três métodos de descontaminação "que revelaram uma eficácia de praticamente 100 por cento, permitindo vários ciclos de reutilização", afirma a UC, em comunicado enviado à agência Lusa.
Os extrovertidos fazem a festa e apanham as canas, mas quem inventou os foguetes e melhor aprecia a sua beleza são os introvertidos. Abordar a vida como os acordes de Kashmir dos Led Zeppelin não é a única forma de a saborear. Existe também a guitarra de Carlos Paredes
Cabritar: brincar com os cidadãos, os eleitores e os contribuintes enquanto se mantém uma pose de estadista enfatuado e um discurso de êxito avassalador cujos méritos só os idiotas não enxergam
A Quilaban começou a a ser investigada por vender máscaras sem qualidade em 2020, mas mesmo assim o Estado continuou a fazer negócios com a empresa do antigo presidente da Associação Nacional de Farmácias, João Cordeiro.
Algumas máscaras caseiras, também chamadas de máscaras comunitárias, geralmente feitas em vários tipos de tecido, lavadas e reutilizadas múltiplas vezes "podem não ter a eficácia desejada na prevenção da propagação e inalação de gotículas e da contaminação por microrganismos".
Braz Costa acrescentou que "há soluções têxteis" para o caso de ser necessário aumentar o nível de proteção das máscaras sociais.