Sábado – Pense por si

Deputado do Chega participa em seminário sobre decoro parlamentar após protesto na AR

Rui Paulo Sousa esteve em Moçambique durante o Seminário de Ética e Decoro na Assembleia da República do país.

O deputado do Chega Rui Paulo Sousa participou num seminário sobre ética e decoro parlamentar que arrancou um dia depois do 25 de Abril, dia em que o seu partido foi criticado pelo Presidente da Assembleia da República por empunhar cartazes e fazer uma pateada durante o discurso do presidente brasileiro Lula da Silva.

Tiago Petinga/Lusa

Rui Paulo Sousa, vice-presidente do grupo parlamentar do Chega e da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, marcou presença no seminário, de que partilhou imagens nas redes sociais. "Início do Seminário de Ética e Decoro na Assembleia da República de Moçambique, em Maputo, onde a Comissão de Transparência participa e intervém, a convite da sua congénere Moçambicana, com uma delegação, liderada por mim, como Vice-Presidente da referida Comissão", lê-se numtweet.

De acordo com a informação sobre oevento disponível na página da Assembleia da República de Moçambique, o Seminário Internacional sobre Ética e Decoro Parlamentar contou com deputados dos parlamentos de Moçambique, de Portugal, de Angola e do Ruanda. Rui Paulo Sousa foi incluído na lista de "académicos e clérigos moçambicanos, portugueses, angolanos e ruandeses" que marcaram presença no evento.

De acordo com fonte do Chega, Rui Paulo Sousa partiu no dia 25 de abril. O protesto no Parlamento contou com onze dos doze deputados do Chega, partido que também organizou uma manifestação contra a presença de Lula da Silva na Assembleia.

No dia 25 de Abril, os deputados do Chega bateram nas mesas e mostraram cartazes com as bandeiras da Ucrânia, e onde se podia ler "Chega de corrupção". O comportamento levou o presidente da Assembleia da República Santos Silva a exaltar-se: "Chega de porem vergonha no nome de Portugal", pediu. O presidente da Assembleia da República decidiu depois excluir o Chega das delegações das visitas a parlamentos estrangeiros.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.