Autarca de Beire diz que a sua freguesia foi "muitíssimo afetada" pelo mau tempo, havendo árvores tombadas em vários arruamentos e prejuízos nas coberturas de casas e armazéns.
O vento destruiu na madrugada desta quinta-feira parte dos telhados de um infantário e da casa mortuária em Beire, no concelho de Paredes, disse àLusao presidente da junta.
Segundo o autarca, estão suspensas as atividades nas três salas de aulas do infantário, por falta de condições e de segurança do estabelecimento, porque também ocorreu a queda de um cabo elétrico.
José Santos acrescentou que não há ainda uma ideia concreta sobre a reabertura do infantário, indicando que os serviços da Câmara de Paredes já estiveram no local a fazer o levantamento dos prejuízos.
No caso da casa mortuária, a situação é "também muito complicada", porque, disse, entra água no interior, onde se encontra o corpo de uma pessoa que faleceu.
Só após o funeral, previsto para a tarde de hoje, explicou, é que será possível intervir na cobertura.
O autarca referiu, também, que a sua freguesia foi "muitíssimo afetada" pelo mau tempo, falando de árvores tombadas em vários arruamentos e prejuízos nas coberturas de casas e armazéns, ocorrências que a junta tem acompanhado, como o apoio da proteção civil municipal.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou na quarta-feira para vermelho o aviso relativo aos distritos do Porto, Braga, Aveiro, Vila Real e Viana do Castelo devido à previsão de chuva forte e persistente a partir de quinta-feira.
O aviso do IPMA vigora entre as 12h00 e as 21h00 em Vila Real e Braga, e entre as 12:00 e as 18:00 em Viana do Castelo, adianta o instituto em comunicado.
No Porto e em Aveiro, o aviso vermelho está em vigor entre as 15h00 e as 21h00.
Segundo o IPMA, prevê-se chuva "forte e persistente, podendo ser acompanhado de trovoada" nestes cinco distritos.
Depressão Elsa: Vento destruiu telhados de infantário e casa mortuária em Paredes
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.