NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Medida visa garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho do distrito de Aveiro, que desde 17 de março está em estado de calamidade pública devido ao novo coronavírus e que desde o dia 18 se encontra sob cerco sanitário.
O Município de Ovar ativa hoje um serviço telefónico de apoio médico destinado a libertar alinha Saúde 24e a garantir à população local aconselhamento profissional em caso de suspeita de contaminação porcovid-19.
A medida visa garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho do distrito de Aveiro, que desde 17 de março está em estado de calamidade pública devido ao novo coronavírus e que desde o dia 18 se encontra sob cerco sanitário - o que implica controlo de entradas e saídas no território e o encerramento de toda a atividade empresarial que não envolva bens de primeira necessidade.
"Para retirar pressão à linha Saúde 24, a Câmara Municipal implementou a Linha de Apoio Covid Ovar, para que os munícipes com sintomas possam ser atendidos e aconselhados por um profissional médico, das 08h00 às 20h00 durante a semana e das 10h00 às 18h00 ao fim de semana", explicou o presidente da autarquia, Salvador Malheiro.
O serviço está disponível através do número 300 00 24 24, tem o custo de uma chamada para a rede fixa e é exclusivo para utentes que suspeitem ter sintomas do novo coronavírus, pelo que "em todos os outros casos de emergência deverá ser usado o 112".
Quanto aos dados do boletim avançado na quarta-feira à noite pela Câmara, esta madrugada Salvador Malheiro admitiu que estavam errados e retificou a estatística local, contabilizando nessa altura 313 casos positivos da covid-19 no concelho, assim como 13 óbitos e cinco recuperações.
Do universo de doentes em causa, 128 residem na freguesia de Ovar, 71 na de São João de Ovar, 38 na de Válega e 20 na cidade de Esmoriz, repartindo-se os restantes pelas freguesias de São Vicente Pereira, Cortegaça, Maceda e Arada. Há ainda 11 casos positivos sinalizados com tendo "morada desconhecida".
No mesmo registo de balanço, o autarca referia também que, só na quarta-feira, realizaram-se no município 122 testes de diagnóstico para despistar a covid-19.
A principal expetativa do presidente da Câmara prende-se agora com a "grande decisão" do Governo quanto ao prazo de vigência da cerca sanitária em curso no território, já que o fim da mesma, pelo menos por enquanto, está previsto para as 23:59 de hoje.
Insistindo que a quarentena geográfica de Ovar "serviu para evitar o contágio aos municípios vizinhos", Salvador Malheiro realçou: "Temos tido indicadores de que os resultados são bem melhores do que aconteceria se não tivéssemos a cerca".
Em todo o caso, "ainda é cedo para retirar conclusões", ressalvou o autarca, que se comprometeu a aguardar pelas orientações da Direção-Geral de Saúde. "Depois cá estaremos para continuar este trabalho em parceria com o nosso Governo", concluiu.
O novo coronavírus responsável pela pandemia da covid-19 foi detetado na China em dezembro de 2019 e já infetou mais de 905 mil pessoas em todo o mundo, das quais quase 46 mil morreram. Ainda nesse universo de doentes, pelo menos 176.500 recuperaram.
Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados a 02 de março, o último balanço da Direção-Geral da Saúde indicava 8.251 infeções confirmadas. Desse universo de doentes, 187 morreram, 726 estão internados em hospitais, 43 recuperaram e os restantes convalescem em casa ou noutras instituições.
A 17 de março, o Governo declarou o estado de calamidade pública no concelho de Ovar e, no dia 19, decretou o estado de emergência para todo o país, o que vai vigor pelo menos até às 23:59 de quinta-feira.
Covid-19: Ovar já tem linha telefónica própria para retirar pressão à Saúde 24
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
Frank Caprio praticava uma justiça humanista, prática, que partia da complexa realidade. Por isso, era conhecido ora como "o juiz mais gentil do mundo", ora como “o melhor juiz do mundo”.