NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Declarações do presidente da câmara surgem poucas horas depois de ter sido surpreendido com a inclusão do município na lista de concelhos mais afetados pela pandemia.
O presidente da Câmara de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, acusou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS) de falhas graves na comunicação de informação rigorosa ao município sobre o número de casos de covid-19.
"Chegámos hoje à conclusão que os dados que nos são fornecidos pela Proteção Civil distrital, com base no reporte do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior e Baixo Mondego, não incluem todos os casos, nomeadamente os que são realizados por laboratórios privados e que, afinal, constam de uma plataforma da DGS", lamentou Miguel Baptista.
As declarações do autarca à agência Lusa surgem poucas horas depois de ter sido surpreendido com a inclusão do município na lista de concelhos mais afetados pela pandemia da covid-19, divulgada hoje ao final da tarde, após a reunião do Conselho de Ministros.
Segundo Miguel Baptista, o município recebia diariamente um relatório do ponto de situação que não "representava a situação real" do número de casos, "o que é uma falha grave, até em termos das forças de segurança locais, que também não tinham conhecimento do número de casos real" para poderem exercer as suas competências de fiscalização.
Os dados oficiais recebidos diariamente apontavam para um total de 17 casos ativos ao dia de hoje, "quando a Câmara foi hoje informada que existem 39 casos ativos", o que, de acordo com a população do concelho (13 mil habitantes), "dá um índice de 306 que o coloca na lista de risco elevado".
"São falhas demasiado graves de informação dentro da estrutura nacional e distrital de saúde, que a DGS tem de corrigir", sublinhou Miguel Baptista, que se prepara para acionar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil a partir das 00:00 desta sexta-feira.
Numa reunião de emergência ao final da tarde de hoje, a Comissão Municipal de Proteção Civil exigiu, numa tomada de posição, que doravante as "autoridades locais e a proteção civil municipal sejam informadas da real evolução da pandemia" no concelho.
Para o aumento de casos ativos no município terá contribuído, segundo o autarca, um surto no Centro Social Comunitário da Fundação para a Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP) de Miranda do Corvo, que, neste momento, tem cerca de uma dezena de casos positivos.
De acordo com Miguel Baptista, a instituição vai realizar um número significativo de testes na sexta-feira, cujos resultados serão conhecidos no sábado.
Covid-19: Miranda do Corvo acusa DGS de falhas graves no reporte de informação
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"