Segundo a Guarda Nacional Republicana, o núcleo de matérias perigosas é uma estrutura que integra cerca de 60 militares "altamente especializados" em matérias perigosas e agentes NRBQ (nucleares, radiológicos, biológicos e químicos).
Mais de mil ambulância e 30 instalações, como lar de idosos e estabelecimentos hospitalares, foram descontaminados pelo núcleo de matérias perigosas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro daGNRdesde o início da pandemia decovid-19.
Em comunicado hoje divulgado, a Guarda Nacional Republicana especifica que o núcleo de matérias perigosas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR é uma estrutura que integra cerca de 60 militares "altamente especializados" em matérias perigosas e agentes NRBQ (nucleares, radiológicos, biológicos e químicos).
Segundo a GNR, este núcleo de matérias perigosas procedeu à descontaminação de mais de 1000 ambulâncias e de 30 instalações desde o início da pandemia covid-19.
No âmbito da intervenção em instalações, este núcleo especial tem vindo a ser acionado diariamente para a descontaminação de estabelecimentos hospitalares, instituições particulares de solidariedade social, lares de idosos, creches, centros de dia, além de instalações e viaturas da própria GNR.
Esta força de segurança sublinha também que está a funcionar ininterruptamente, em Lisboa e no Porto, duas linhas de descontaminação exclusivas para ambulâncias e viaturas médicas de emergência e reanimação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Cruz Vermelha Portuguesa e dos Bombeiros, oriundas de todo o país, registando-se uma descontaminação média diária de 50 viaturas.
Portugal, em estado de emergência até 17 de abril e onde o primeiro caso foi confirmado em 2 de março, está na terceira e mais grave fase de resposta à doença (Fase de Mitigação), ativada quando há transmissão local, em ambiente fechado, e/ou transmissão comunitária.
Os mais recentes dados oficiais dão conta de 504 mortos e 16.585 casos de infeção confirmados em Portugal.
Em todo o mundo, o novo coronavírus já provocou mais de 112 mil mortos e infetou mais de 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Dos casos de infeção, quase 375 mil são considerados curados.
Covid-19: GNR descontaminou mais de mil ambulâncias e 30 instalações
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.