Sábado – Pense por si

Covid-19: "Estamos a tentar trazer os ensaios clínicos da vacina para Portugal"

Ana Taborda
Ana Taborda 19 de abril de 2020 às 08:06

A farmacêutica Janssen anunciou estar a trabalhar numa vacina que acredita ter 80% de probabilidade de sucesso. Não é impossível que haja portugueses a experimentá-la.

Mil milhões de doses nos primeiros três meses de 2021. Foi esse o objetivo definido pela Janssen, a farmacêutica da gigante Johnson & Johnson, que está a trabalhar numa das mais de 100 vacinas candidatas a curar a Covid-19. De acordo com a empresa, esta vacina, que em setembro começará a ser testada em humanos, tem uma probabilidade de êxito de mais de 80%. Foi aliás por isso - para ganhar tempo, portanto - que decidiram começar a produzi-la já. Depois, esperam conseguir comercializá-la com uma licença especial para situações de emergência pandémica. Em causa está um investimento de mais de mil milhões de dólares (mais de 920 milhões de euros), em parceria com o governo americano. Portugal pode ter uma participação neste projeto? Filipa Mota e Costa, diretora-geral da filial portuguesa da Janssen, admite que gostava de trazer os ensaios clínicos para Portugal. "A porta ainda está aberta", adianta em entrevista à SÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.