Graça Freitas foi questionado sobre o cumprimento com o cotovelo após o diretor-geral da OMS ter desaconselhado este gesto.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, considerou hoje um gesto com "baixo risco" de contágio o cumprimento com o cotovelo, que se popularizou com a pandemia de covid-19.
"Em relação ao cumprimento com os cotovelos, é um contacto muito rápido, não parece que constitui um risco porque é rápido e as pessoas muitas vezes estão a usar máscara", disse Graça Freitas, na conferência de imprensa regular de atualização dos números da covid-19 em Portugal.
A diretora-geral da Saúde foi questionado sobre o cumprimento com o cotovelo, depois de o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, ter desaconselhado este gesto.
Graça Freitas sublinhou que este gesto parece "não contribuir, nem deixe de contribuir, para evolução da pandemia", uma vez que é um contacto que "não terá grande risco".
Segundo a diretora-geral da Saúde, um contacto de alto risco implica um confronto face a face durante mais tempo.
Portugal contabiliza hoje mais quatro mortos relacionados com a covid-19 e 613 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.871 mortes e 64.596 casos de infeção.
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 924.968 mortos e mais de 29 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Covid-19: DGS considera cumprimento com o cotovelo de "baixo risco" de contágio
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.
Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."