Sábado – Pense por si

Covid-19: Condições "estão longe das necessárias" para reabertura de escolas, diz Fenprof

30 de abril de 2020 às 22:52
As mais lidas

A Federação Nacional dos Professores fiz que as "condições estão longe das necessárias" para a reabertura de escolas, creches e jardins de infância, que estiveram fechados devido à pandemia da covid-19.

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) afirmou hoje que as "condições estão longe das necessárias" para a reabertura de escolas, creches e jardins de infância, que estiveram fechados devido à pandemia da covid-19.

"A abertura dos estabelecimentos de educação e ensino só será bem-sucedida se aqueles que neles terão de permanecer se sentirem confiantes. Neste momento, essa confiança não existe, sendo necessário ver como evolui a situação epidemiológica e se as condições exigidas são criadas", afirmou a Fenprof, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A Fenprof reiterou a necessidade de um parecer favorável prévio da autoridade concelhia de saúde pública após a vistoria às instalações e defendeu um número máximo de dez pessoas por sala de aula ou atividade.

Na mesma nota, a Fenprof vincou que devem ser resguardados todos os docentes e trabalhadores não docentes que pertençam a grupos de risco, que estejam em situação de doença ou em vigilância ativa.

Além da distribuição de máscaras comunitárias e gel nas escolas, devem também ser distribuídas luvas, viseiras e batas, nomeadamente para quem trabalha com crianças mais pequenas, defendeu.

A Fenprof salientou ainda a necessidade de serem contratados docentes para que "possam ser postas em prática as medidas necessárias, designadamente a divisão das turmas e o resguardo de alguns docentes".

Segundo a nota de imprensa, a Fenprof vai reunir o seu Secretariado Nacional a 05 e 06 de maio, onde será analisada a atual situação e tomada uma posição.

O Conselho de Ministros aprovou hoje o plano de transição de Portugal do estado de emergência, que cessa no sábado, para o estado de calamidade e que prevê a reabertura da atividade económica e social.

Nesse plano, está previsto retomar as aulas presenciais para 11.º e 12.º anos nas disciplinas essenciais para o acesso ao ensino superior e abertura de creches a 18 de maio.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.