Surgimento de uma cadeia de transmissão da covid-19 num dos bairros sociais de Câmara de Lobos, o da Nova Cidade, levou o executivo madeirense a decretar em 19 de abril uma cerca sanitária para esta freguesia.
A cerca sanitária na freguesia de Câmara de Lobos deverá ser levantada às 00:00 de domingo, caso não surjam novos doentes com covid-19, anunciou hoje o presidente do Governo Regional da Madeira.
"Sem novos casos positivos, a situação de exceção [na freguesia de Câmara de Lobos] será levantada a partir das 00:00 do dia 03 de maio", declarou Miguel Albuquerque, em videoconferência, no Funchal, destinada a divulgar o calendário do desconfinamento e a reabertura "gradual" de algumas atividades económicas na região.
Devido ao surgimento de uma cadeia de transmissão da covid-19 num dos bairros sociais de Câmara de Lobos, o da Nova Cidade, alegadamente na sequência de um convívio familiar na altura da Páscoa, o executivo madeirense decretou em 19 de abril uma cerca sanitária para esta freguesia, por um período de 15 dias, a única adotada no arquipélago.
A situação levou ao confinamento de 22 pessoas desta cadeia numa unidade hoteleira na zona do Cabo Girão, foram identificados mais de 200 contactos e foram realizados "mais de 500 testes na última semana", referiu o presidente do Governo da Madeira, de coligação PSD/CDS-PP.
Miguel Albuquerque agradeceu o comportamento da "população, autoridades e autarquias de Câmara de Lobos", destacando que cumpriram as "medidas de contenção para evitar a propagação da pandemia".
O governante sublinhou que se não tivesse sido tomada a decisão da criação da cerca sanitária, existiriam "consequências nefastas a nível local e regional".
"Esta medida permitiu acompanhar as famílias e a contenção da contaminação", afirmou, lembrando que surgiram na altura "29 novos casos apenas em dois dias".
Covid-19: Cerca sanitária em Câmara de Lobos levantada domingo
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.