Nos estabelecimentos prisionais de Tires, Lisboa e Izeda mantêm-se suspensas as atividades de formação escolar e profissional e de trabalho, bem como as visitas, com exceção das dos advogados.
Os serviços prisionais divulgaram hoje a existência de 363 pessoas infetadas pelo novo coronavírus entre reclusos (282), trabalhadores do quadro daquela direção-geral (70) e funcionários de empresas externas prestadoras de serviços à DGRSP (11).
Em comunicado, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) refere que, num universo que abrange cerca de 20.000 pessoas entre trabalhadores, reclusos e jovens internados em centros educativos, registam-se 282 reclusos infetados, 70 trabalhadores do quadro da DGRSP e 11 de trabalhadores de empresas externas prestadoras de serviços às cadeias e centros educativos.
Quanto aos casos clinicamente recuperados há a registar 93, havendo também duas crianças, filhas de reclusas do Estabelecimento Prisional de Tires, clinicamente recuperadas.
Nos centros educativos para menores já não há casos ativos, segundo a DGRSP, tendo ocorrido quatro casos clinicamente recuperados do novo coronavírus que provoca a doença covid-19.
Por outro lado, o conjunto de trabalhadores clinicamente recuperados é de 115.
A DGRSP, tutelada pelo Ministério da Justiça, informa ainda que, após lhe terem sido comunicados quatro casos positivos de trabalhadores do Estabelecimento Prisional de Izeda, testou na terça e quarta-feira todos os 277 reclusos daquela cadeia e os seus 116 trabalhadores.
"Os resultados finais aos testes, permitem fazer um balanço de 10 reclusos e de 11 trabalhadores do Estabelecimento Prisional de Izeda com resultados positivos", diz a DGRSP, garantindo que em articulação com a saúde pública, todos os reclusos e trabalhadores daquela prisão voltarão a ser testados.
Segundo a DGRSP, os reclusos positivos, ainda que genericamente assintomáticos e por serem em número reduzido, foram deslocados para os serviços clínicos do Estabelecimento Prisional do Porto (EPP) que tem um espaço especificamente preparado para receber e acompanhar reclusos positivos à covid-19.
Porém, na cadeia de Izeda ficam suspensas as atividades de formação escolar e profissional e de trabalho, bem como as visitas, com exceção das dos advogados. Os reclusos manterão ainda o direito legalmente consagrado a recreio a céu aberto e a telefonar.
Quanto aos casos positivos no Estabelecimento Prisional de Lisboa (93 reclusos e seis trabalhadores) e no Estabelecimento Prisional de Guimarães (23 reclusos e 3 trabalhadores), a DGRSP assegura que se mantêm inalterados.
Paralelamente, no Estabelecimento Prisional de Tires, após a nova testagem aos casos positivos para critérios de alta, foram comunicados já 20 casos que deram negativo, pelo que, atualmente, nesta prisão feminina o número de reclusas positivas desceu para 128.
"Já negativaram também as duas crianças filhas de reclusas e três trabalhadores, fixando-se agora os casos positivos neste universo em três guardas prisionais, uma profissional de saúde e uma auxiliar de cozinha de empresa externa", precisa a DGRSP.
Nestas três cadeias mantêm-se suspensas as atividades de formação escolar e profissional e de trabalho, bem como as visitas, com exceção das dos advogados.
Os reclusos, a quem são diariamente entregues máscaras, mantêm, naturalmente, o direito legalmente consagrado a recreio a céu aberto e a telefonar.
A DGRSP, em articulação com a saúde pública e seguindo os seus planos de contingência, reitera o seu empenho "na resolução destes surtos e na salvaguarda da saúde dos reclusos e dos trabalhadores".
Covid-19: Casos positivos em ambiente prisional ascendem a 363
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres