Organizações terão que reforçar a higienização e os materiais desinfeção, acautelar regras de distanciamento físico e evitar grandes concentrações de crianças e jovens.
As instalações dos campos de férias terão que reforçar a higienização e os materiais desinfeção, acautelar regras de distanciamento físico e evitar grandes concentrações de crianças/jovens, anunciou, esta quarta-feira, o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).
O IPDJ, entidade pública que regula o exercício da atividade de organização de campos de férias, desenvolveu, com o aval da Direção-Geral da Saúde (DGS), um documento de apoio com orientações de funcionamento por forma a minimizar o contágio e a propagação do novo coronavírus, que foi hoje divulgado na página do instituto.
Segundo o IPDJ, "com o auxílio de exemplos práticos, este guia contém as principais medidas de prevenção, recomendadas pela DGS, na deslocação, no acolhimento e no início diário das atividades, devendo-se considerar sempre o distanciamento físico e cumprindo-se a etiqueta respiratória, higienização das mãos, limpeza e desinfeção ambiental, marcação prévia para atendimento ao público (encarregados de educação) e definição dos circuitos de acesso e circulação e da área de isolamento".
As entidades devem estabelecer, com antecedência, o risco das diversas atividades, que podem ser categorizadas como "muito baixo", "baixo", "moderado" ou "elevado".
O guia "aconselha a realização das mesmas, preferencialmente, em espaços ao ar livre, indicando-se o aumento do número de animadores/coordenadores para a dinamização de atividades em paralelo, sugerindo dividir cada turno por grupos mais pequenos, adaptando os jogos e as dinâmicas lúdico pedagógicas sem contacto físico".
Os responsáveis devem avaliar o risco de outros eventos (ex: sessões de cinema, visitas a museus) e "considerar sempre o distanciamento físico" no contexto do desenvolvimento das atividades e espaços físicos onde ocorrem, tendo em conta como fator o "número de participantes" e a localização da atividade em "espaço fechado/coberto" ou "ar livre".
A organização e utilização dos refeitórios deve acautelar o respeito pelas regras de distanciamento físico entre todos os utilizadores, evitando grandes concentrações de crianças/jovens, lê-se no documento.
Os campos de férias constituem uma resposta às necessidades de muitos/as jovens como destino de ocupação dos tempos livres em período de férias escolares, facultando convívio e aprendizagem em comunidade através de atividades diversas, principalmente nas áreas de desporto, saúde, ambiente, cultura, multimédia e património histórico e cultural.
"Medir a temperatura corporal, por profissional de saúde devidamente autorizado, de todos os jovens e corpo técnico, na chegada às instalações, ou local onde se iniciam as atividades, salvaguardando o cumprimento do RGPD-Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados", também consta das recomendações.
No âmbito das medidas de saúde e proteção de contágio, serão definidas áreas de isolamento para quem manifestar sintomas durante o período de realização do campo de férias.
Quanto aos risco de transmissão, será obrigatório "avaliar o risco na realização de cada atividade específica (ex: Workshop de pintura facial, jogos desportivos, ida à praia, jogo com contacto), na perspetiva de cada um dos participantes" e "estender esta avaliação de risco aos participantes que compõem cada grupo/turno dos campos de férias começando por adicionar os participantes, ao corpo técnico (animadores/coordenador), e aos funcionários das entidades".
Os funcionários devem estar informados e treinados sobre o Plano de Contingência interno e os procedimentos perante a identificação de um caso de infeção pela covid-19.
Segundo o calendário da segunda fase de levantamento das medidas de confinamento, no âmbito da pandemia de covid-19, está prevista para 01 de junho a abertura do ensino pré-escolar e das Atividades de Tempos Livres (ATL).
Em Portugal, morreram 1.356 pessoas das 31.292 confirmadas como infetadas, e há 18.349 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
Covid-19: Campos de férias alvo de normas para prevenir contágio
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."