Sábado – Pense por si

Costa reforça que Portugal tem de aumentar o seu potencial de crescimento

05 de setembro de 2018 às 16:54
As mais lidas

O primeiro-ministro insistiu nas "imensas oportunidades" abertas pelo mercado da Índia às empresas portuguesas.

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que Portugal tem de aumentar o seu potencial de crescimento para manter o actual ritmo de evolução económica e insistiu nas "imensas oportunidades" abertas pelo mercado da Índia às empresas portuguesas.

António Costa
António Costa
António Costa
António Costa

António Costa falava no Palácio Foz, nos Restauradores, em Lisboa, após a empresa portuguesa Vision-Box ter assinado um contrato com o Aeroporto Internacional de Bangalore para equipar esta infraestrutura (a terceira com maior movimento na Índia) com tecnologia de gestão de passageiros baseada em biométrica.

No primeiro trimestre do próximo ano, parte substancial dos passageiros do Aeroporto Internacional de Bangalore, após um primeiro registo electrónico, poderão passar as várias fases do processo até à entrada no avião sem terem de mostrar o seu cartão de embarque, já que a tecnologia a instalar permitirá imediata identificação através de reconhecimento facial.

Com o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e a embaixadora da Índia, Nandini Singla, sentados na primeira fila da plateia a ouvi-lo, António Costa considerou que o contrato da Vision-Box para equipar com nova tecnologia o Aeroporto Internacional de Bangalore "é o símbolo" daquilo que pretende para as relações entre Portugal e a Índia no século XXI.

Mas o primeiro-ministro também aproveitou o seu discurso para deixar alguns recados de carácter interno, sobretudo dirigidos aos meios empresarial e de investidores do país.

"A economia portuguesa atravessa uma boa fase, desde a entrada no euro que não crescia tanto e com uma redução extraordinária do desemprego. Mas, se queremos continuar a crescer, então temos de aumentar o nosso potencial crescimento", advertiu o líder do executivo português.

Além de aposta na inovação, num melhor aproveitamento dos seus recursos e da atracção de mais população, António Costa defendeu que Portugal precisa igualmente de abrir-se a novos mercados, além dos dez milhões nacionais e dos 500 milhões da União Europeia".

"Há todo um mundo à nossa espera", salientou o primeiro-ministro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.