"O Governo teve de ir mais longe e, por isso, pediu à Comissão Europeia que autorizasse uma redução temporária da taxa do IVA de 23% para 13%. Não está a ser fácil", declarou.
O secretário-geral do PS afirmou hoje que estão a ser difíceis as negociações com a Comissão Europeia para redução do IVA da energia de 23% para 13%, razão pela qual o Governo avançou já com alternativa.
ANTÓNIO COTRIM/LUSA
Esta posição foi transmitida por António Costa no discurso que proferiu na abertura da reunião da Comissão Nacional do PS e que dedicou em grande parte às medidas do Governo para conter o aumento dos preços nos sectores da energia e do agroalimentar.
"Face ao aumento dos preços da energia, o Governo teve de ir mais longe e, por isso, pediu à Comissão Europeia que autorizasse uma redução temporária da taxa do IVA de 23% para 13%. Não está a ser fácil", declarou.
Por isso, segundo o líder socialista, enquanto o seu executivo negoceia com a Comissão Europeia e aguarda uma resposta definitiva, decidiu "fazer algo exatamente igual para o bolso do contribuinte".
Na sexta-feira à noite, em reunião extraordinária do Conselho de Ministros, o Governo decidiu "reduzir aquilo que cobra em ISP [Imposto sobre Produtos Petrolíferos] no mesmo montante daquilo que reduziria se já tivesse a autorização para reduzir o IVA da energia de 23 para 13%".
"Esta redução, a preços de sexta-feira, significaria uma descida correspondente a 52% do aumento que o gasóleo teve desde outubro e a 74% do aumento que a gasolina registou desde outubro. Não é 100%, mas é um esforço enorme, já que representa mais de metade do aumento do preço do gasóleo e dois terços do aumento do preço da gasolina", reforçou.
Esta redução, acrescentou, entrará em vigor "muito brevemente".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O discurso do “combate à burocracia” pode ser perigoso se for entendido de forma acrítica, realista e inculta, ou seja, se dispensar os dados e evidências e assentar supostas verdades e credibilidades em mitos e estereótipos.
Campanhas dirigidas contra Mariana Mortágua mais não são do que inequívocos actos de misoginia e homofobia, e quem as difunde colabora com o que de mais cobarde, vil e ignóbil existe na sociedade portuguesa.
Por incúria, má-fé, incompetência ou irresponsabilidade institucional o estado português dá o flanco e é assim que se caminha para a desgraça em todas as guerras.
A inteligência artificial já é utilizada para detetar padrões de comportamento anómalos nas redes governamentais e militares, permitindo identificar ciberataques antes que causem danos significativos.