"Recebemos a boa notícia de que todos os idosos das três instituições acusaram negativo nos testes à covid-19", depois de sete casos positivos de funcionários.
Os testes à covid-19 realizados a utentes de três lares de Vendas Novas, no distrito de Évora, deram todos negativos, mantendo-se os sete casos positivos de funcionários, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, Luís Dias.
O autarca indicou que, logo após a notícia dos casos positivos no concelho, o município "envidou diligências" de forma a "garantir que todos os idosos dos lares que tinham contactado com estes casos positivos tinham de fazer o rastreio à covid-19".
"Recebemos a boa notícia de que todos os idosos das três instituições acusaram negativo nos testes à covid-19, evitando o pior cenário e aquele que mais se temia, adiantou o autarca.
Para Luís Dias, esta notícia "não deve nunca permitir que se baixe a guarda".
O autarca indicou à Lusa que os sete funcionários de um dos lares desta cidade alentejana cujos testes para despistar a covid-19 deram positivo, com resultados conhecidos na quarta-feira de manhã, encontram-se "em quarentena profilática, bem como os seus cônjuges, em quarentena preventiva, porque têm de estar em casa".
"Perante os sete resultados, articulámos imediatamente com a Saúde Pública para que fossem testados todos os idosos daquela instituição", que rondam os 50, bem como que fossem repetidos os testes a "alguns resultados inconclusivos" a funcionários, acrescentou.
O alargamento do rastreio a mais dois lares da cidade, quer a funcionários, quer a utentes, foi decidido porque "alguns" dos funcionários infetados "faziam parte do corpo clínico" e tinham tido "contactos com as outras duas instituições".
O presidente da Câmara destacou que, no conjunto destes três lares, os testes abrangem "um universo de 150 pessoas, entre os colaboradores e utentes".
Os casos em Vendas Novas foram detetados no âmbito do rastreio à covid-19 que está a ser efetuado nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) do distrito de Évora, fruto de um protocolo entre a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
No Alentejo, há 187 casos de infeção confirmados e registo de um morto associado à covid-19, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal contabiliza 903 mortos associados à covid-19 em 23.864 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da DGS sobre a pandemia.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Coronavírus: Testes em lares de Vendas Novas todos negativos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O poder instituído terá ainda os seus devotos, mas o desastre na Calçada da Glória, terá reforçado, entretanto, a subversiva convicção de que, entre nós, lisboetas, demais compatriotas ou estrangeiros não têm nem como, nem em quem se fiar
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.
As palavras de Trump, levadas até às últimas consequências, apontam para outro destino - a tirania. Os europeus conhecem bem esse destino porque aprenderam com a sua miserável história.