A Câmara de Setúbal explica que este reforço que tem sido acompanhado por diversas autoridades locais vai permitir "aliviar a pressão crescente" no hospital de Setúbal.
A Escola Básica 1 dos Arcos vai passar a ser um novo centro de testes à infeção de covid-19 no concelho de Setúbal, em complemento aos serviços do centro hospitalar da cidade, anunciou hoje a autarquia.
Em comunicado, a Câmara de Setúbal explica que este reforço que tem sido acompanhado por diversas autoridades locais vai permitir "aliviar a pressão crescente" no hospital de Setúbal.
"A realização dos testes obriga a triagem através da Linha Saúde24 e pelos médicos de família e, posteriormente, a uma marcação prévia para um número de telefone do Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida -- ACES Arrábida. Só depois deste procedimento é que os casos suspeitos são encaminhados para a Escola Básica dos Arcos", lê-se no comunicado.
A Câmara de Setúbal explica que através desta parceria vai disponibilizar instalações, água, eletricidade, telefone e rede de internet, bem como dois funcionários para atendimento e registo.
De acordo com a autarquia, os restantes municípios da área do ACES Arrábida cedem, cada um, dois funcionários administrativos e o ACES Arrábida garante a segurança e limpeza e desinfeção das instalações.
Já o laboratório contratado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) para este efeito realiza as colheitas e os testes.
"Reforça-se a mensagem de que as pessoas que se dirigirem às instalações da escola não serão atendidas sem terem previamente executado o devido procedimento", lê-se ainda no comunicado.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.
Dos casos de infeção, pelo menos 172.500 são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).
Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram
Coronavírus: Escola de Setúbal passa a ser novo centro de testes
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."