ARS pediu à população para que "não entre em pânico" e não adote "medidas discriminatórias e de invasão de privacidade" dos doentes.
Os primeiros dois casos positivos de Covid-19 no Alentejo foram confirmados na terça-feira e são de pessoas que contraíram a infeção fora da região, revelou hoje a Autoridade Regional de Saúde.
Em comunicado da Administração Regional de Saúde (ARS) Alentejo, a diretora do Departamento de Saúde Pública, Filomena Araújo, esclareceu que estes casos positivos "estão na linha do expectável pela situação epidemiológica em curso" e que "mais casos" virão a ser registados.
A mesma responsável da ARS pediu à população para que "não entre em pânico" e não adote "medidas discriminatórias e de invasão de privacidade" dos doentes.
Os primeiros casos positivos da pandemia de Covid-19 no Alentejo "demonstram que o trabalho promovido pelos serviços de Saúde foram efetivos e que temos que continuar a promover a sua permanente adequação", frisou Filomena Araújo.
Até terça-feira, lembrou, "todos os casos suspeitos identificados" no Alentejo, "que precisaram de realizar testes, os mesmos foram realizados, tendo todos sido negativos para coronavírus".
Por parte de "todos os cidadãos", segundo a Autoridade de Saúde Regional, "importa manter as medidas que promovem a contenção da doença, a nível individual e coletivo".
Filomena Araújo apelou também à "participação ativa de todos para que sigam as recomendações que forem sendo difundidas, de acordo com a evolução da situação" relativa à pandemia de Covid-19, frisando que "o Alentejo e todos os que residem e trabalham" na região "saberão estar unidos na luta contra este desafio global enorme".
No comunicado, a responsável pelo Departamento de Saúde Pública da ARS Alentejo lembra as recomendações para a população sobre as medidas de prevenção: o distanciamento social (evitar contacto próximo com outras pessoas), a adoção de medidas de higiene das mãos, de limpeza de objetos e superfícies e de etiqueta respiratória (não espirrar, tossir ou falar em direção a outros ou para as mãos), e o recurso preferencial ao contacto com a linha SNS24 -808242424
O Alentejo registou os primeiros dois casos de Covid-19, segundo o boletim hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que indica que mais de 85% dos doentes estão a recuperar em casa.
De acordo com os dados da DGS, das 642 pessoas infetadas com o novo coronavírus em Portugal, 89 estão internados e 553 estão a recuperar em casa.
Há 4.074 casos em que o teste deu negativo e 351 casos a aguardar resultado laboratorial.
O boletim da DGS indica ainda que desde o dia 01 de janeiro foram registados 5.067 casos suspeitos.
Portugal regista duas vítimas mortais da doença e três doentes já recuperados.
Coronavírus: dois doentes no Alentejo foram infetados fora da região
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.