Sábado – Pense por si

Contribuintes estão a receber e-mails fraudulentos em nome das Finanças

Autoridade Tributária e Aduaneira alerta para a fraude: "Se receber este e-mail, deve eliminá-lo de imediato".

Vários contribuintes estão a receber e-mails que parecem ter como remetente a Autoridade Tributária e Aduaneira, mas não passam de uma fraude. E o fisco já deixou o alerta aos portugueses para que não carreguem no link que consta no e-mail: "Se receber este e-mail, deve eliminá-lo de imediato". 

"Informamos que o prazo de submissão do IRS de 2020 já iniciou. Para consulta do prazo aplicável à sua situação contributiva, elegibilidade para IRS Automático e confirmação dos dados pré-preenchidos pela AT, solicitamos que aceda ao seguinte link", lê-se no referido e-mail fraudulento. 

De acordo com as informações disponíveis no portal das Finanças, "por vezes, são enviadas ao contribuintes mensagens fraudulentas em nome da AT com o objetivo de o convencer a descarregar software malicioso". Noutros casos, acrescenta a entidade, são reproduzidas janelas de autenticação falsas, cujo objetivo é o de "convencer o destinatário a fornecer dados para autenticação no portal ou outro tipo de dados pessoais". 

Verificar se tem um antivírus atualizado no computador, suspeitar sempre de links e ficheiros enviados por e-mail, ou em caso de dúvida, nunca responder ou clicar em links, são alguns dos conselhos dados pela Autoridade Tributária e Aduaneira.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.