Sábado – Pense por si

Concluído processo de identificação das vítimas mortais do acidente na Madeira

O desastre com o autocarro de turismo provocou 29 mortos: 17 do sexo feminino e 12 do sexo masculino, todos de nacionalidade alemã.

O processo de identificação dos 29 mortos no acidente com um autocarro de turismo no Caniço, ilha da Madeira, ficou concluído esta quinta-feira, informou o Ministério da Justiça esta sexta-feira.

"O Instituto de Medicina legal e Ciências Forenses (INMLCF) e a Polícia Judiciária (PJ) concluíram, ontem [quinta-feira], o processo de identificação das vítimas do desastre no Caniço/Madeira", refere um comunicado do gabinete da ministra da Justiça.

O trabalho conjunto das duas entidades foi hoje validado pelo Ministério Público, permitindo assim que os corpos possam agora ser transportados para a Alemanha, país de origem das vítimas mortais.

"O processo respeitou os critérios e boas práticas internacionais na matéria, fundando-se em indicadores científicos de identificação", salientou o Ministério da Justiça, adiantando que "os resultados estiveram sempre dependentes da obtenção e disponibilização da totalidade de dados 'ante mortem' por parte das autoridades alemãs", como impressões digitais e registos dentários.

Os últimos dados foram recebidos durante a tarde de quinta-feira, o que permitiu concluir o processo de identificação dos cadáveres.

O desastre com o autocarro de turismo ocorreu no dia 17 de abril no Caniço, concelho de Santa Cruz, e provocou 29 mortos: 17 do sexo feminino e 12 do sexo masculino, todos de nacionalidade alemã.

Das 28 vítimas que deram entrada no Hospital Central do Funchal, 11 tiveram alta, uma faleceu e 16 ficaram internadas, das quais 14 foram transferidas para a Alemanha.

O motorista do autocarro, de nacionalista portuguesa, já teve alta hospitalar, e a guia turística, também portuguesa, permanece internada.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.