NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O desastre com o autocarro de turismo provocou 29 mortos: 17 do sexo feminino e 12 do sexo masculino, todos de nacionalidade alemã.
O processo de identificação dos 29 mortos no acidente com um autocarro de turismo no Caniço, ilha da Madeira, ficou concluído esta quinta-feira, informou o Ministério da Justiça esta sexta-feira.
"O Instituto de Medicina legal e Ciências Forenses (INMLCF) e a Polícia Judiciária (PJ) concluíram, ontem [quinta-feira], o processo de identificação das vítimas do desastre no Caniço/Madeira", refere um comunicado do gabinete da ministra da Justiça.
O trabalho conjunto das duas entidades foi hoje validado pelo Ministério Público, permitindo assim que os corpos possam agora ser transportados para a Alemanha, país de origem das vítimas mortais.
"O processo respeitou os critérios e boas práticas internacionais na matéria, fundando-se em indicadores científicos de identificação", salientou o Ministério da Justiça, adiantando que "os resultados estiveram sempre dependentes da obtenção e disponibilização da totalidade de dados 'ante mortem' por parte das autoridades alemãs", como impressões digitais e registos dentários.
Os últimos dados foram recebidos durante a tarde de quinta-feira, o que permitiu concluir o processo de identificação dos cadáveres.
O desastre com o autocarro de turismo ocorreu no dia 17 de abril no Caniço, concelho de Santa Cruz, e provocou 29 mortos: 17 do sexo feminino e 12 do sexo masculino, todos de nacionalidade alemã.
Das 28 vítimas que deram entrada no Hospital Central do Funchal, 11 tiveram alta, uma faleceu e 16 ficaram internadas, das quais 14 foram transferidas para a Alemanha.
O motorista do autocarro, de nacionalista portuguesa, já teve alta hospitalar, e a guia turística, também portuguesa, permanece internada.
Concluído processo de identificação das vítimas mortais do acidente na Madeira
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.