Sábado – Pense por si

Precários da Lusa integrados no quadro com efeitos em 24 de abril

Os 25 trabalhadores precários da Lusa que receberam 'luz verde' no âmbito serão integrados com efeitos a partir de 24 de abril

Os 25 trabalhadores precários da Lusa que receberam 'luz verde' no âmbito do programa de regularização extraordinária dos vínculos precários na Administração Pública (PREVPAP) serão integrados com efeitos a partir de 24 de abril.

De acordo com o "despacho de homologação dos Ministérios da Cultura, Trabalho e Segurança Social e Finanças, esclarece-se que os 25 trabalhadores que recorreram ao programa PREVPAP e que obtiveram parecer positivo serão integrados nos quadros da Agência Lusa com efeitos a partir de 24 de abril de 2019", disse, numa nota, o presidente do Conselho de Administração (CA) da Lusa, Nicolau Santos.

O CA da Lusa tinha também esta sexta-feira informado sobre a receção do despacho de homologação do parecer da Comissão de Avaliação Bipartida (CAB) da Cultura sobre 25 trabalhadores precários da agência, cuja integração vai concretizar "o mais rapidamente possível".

"O Ministério da Cultura solicita igualmente que, com a maior urgência, sejam iniciados os procedimentos necessários à integração dos respetivos trabalhadores nos termos legais, o que será feito o mais rapidamente possível", lia-se na nota anterior de Nicolau Santos enviada aos trabalhadores.

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social tinha já hoje garantido no parlamento que "todos os processos" de regularização dos vínculos precários na Lusa estavam concluídos e que cabia agora à administração avançar com a integração dos trabalhadores nos quadros da agência de notícias.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.