Sábado – Pense por si

Como os gestos denunciam um criminoso

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 27 de novembro de 2019 às 18:59

Um simples nervoso miudinho ajuda a detectar um mentiroso. No livro "Linguagem Não Verbal No Processo Penal", o magistrado Celso Leal e o especialista Pedro Lamy explicam como Portugal deve aproveitar esses elementos de prova.

Pode um desviar de um olhar, um comprimir dos lábios ou até mesmo um agitar de pernas auxiliar uma investigação? Sim, e em Portugal não temos aproveitado esses elementos de prova. Quem o garante é o magistrado Celso Leal: "Tirando a Polícia Judiciária, que vai tendo algumas luzes sobre isso, aqui em Portugal ainda ignoramos a ciência adjacente e as técnicas. Há mais de 50 anos que a linguagem não verbal é usada internacionalmente, como nos Estados Unidos e na Holanda, pois dá-nos elementos de prova que são muitas vezes fundamentais para a descoberta dos factos."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.