Organismo considera que declarações de Manuel dos Santos podem ter "carácter difamatório"
O Alto-Comissário para as Migrações remeteu as declarações do eurodeputado Manuel dos Santos, que apelidou a deputada Luísa Salgueiro de "cigana", para a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação, considerando que podem ter "carácter difamatório".
Em comunicado, o gabinete de imprensa do ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, faz saber que "tendo o Alto-Comissário para as Migrações tomado conhecimento das declarações alegadamente proferidas pelo eurodeputado Manuel dos Santos na sua página do "Twitter", cujo teor é susceptível de ser considerado de carácter discriminatório, remeteu o assunto ao Gabinete Técnico de Apoio à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação para averiguação dos factos".
Esta sexta-feira, na sua página pessoal daquela rede social, Manuel dos Santos escreveu que "Luísa Salgueiro, dita a cigana e não é só pelo aspecto, paga os favores que recebe com votos alinhados com os centralistas", comentando o sentido de voto a favor da candidatura de Lisboa a sede da Agência Europeia do Medicamento na Assembleia da República.
Em declarações àLusa, o eurodeputado explicou que não foi ele o "autor" do apelido, afirmando que "é como ela [Luísa Salgueiro] é conhecida em Matosinhos.
"Não só pelo aspecto mas pela forma como se move nos negócios", disse.
O socialista admitiu ter um "conflito político" com a também candidata pelo PS à Câmara Municipal de Matosinhos, sendo hoje inaugurada a sua sede de campanha.
"É um questão política, não uma questão pessoal. É uma candidata que não foi escolhida por Matosinhos mas imposta por Lisboa", afirmou.
Quanto aos termos nos quais se referiu à deputada, Manuel dos Santos desvalorizou a questão.
"Pode ter sido uma expressão mais ou menos feliz mas é o que é", respondeu.
As declarações de Manuel dos Santos no Twitter motivaram também as críticas do secretário-geral do PS, António Costa, que afirmou que o eurodeputado se tornou "uma vergonha para o PS", e defendeu a sua expulsão do partido por "preconceitos racistas".
"Há muito que Manuel dos Santos desonra o seu passado. Hoje tornou-se uma vergonha para o PS. Espero que a Comissão Nacional de Jurisdição rapidamente nos liberte da companhia de quem partilha preconceitos racistas", afirmou, numa declaração à agênciaLusa.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.