Sábado – Pense por si

Comissário para Migrações quer explicações

16 de junho de 2017 às 20:46
As mais lidas

Organismo considera que declarações de Manuel dos Santos podem ter "carácter difamatório"

O Alto-Comissário para as Migrações remeteu as declarações do eurodeputado Manuel dos Santos, que apelidou a deputada Luísa Salgueiro de "cigana", para a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação, considerando que podem ter "carácter difamatório".

Em comunicado, o gabinete de imprensa do ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, faz saber que "tendo o Alto-Comissário para as Migrações tomado conhecimento das declarações alegadamente proferidas pelo eurodeputado Manuel dos Santos na sua página do "Twitter", cujo teor é susceptível de ser considerado de carácter discriminatório, remeteu o assunto ao Gabinete Técnico de Apoio à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação para averiguação dos factos".

Esta sexta-feira, na sua página pessoal daquela rede social, Manuel dos Santos escreveu que  "Luísa Salgueiro, dita a cigana e não é só pelo aspecto, paga os favores que recebe com votos alinhados com os centralistas", comentando o sentido de voto a favor da candidatura de Lisboa a sede da Agência Europeia do Medicamento na Assembleia da República.

Em declarações àLusa, o eurodeputado explicou que não foi ele o "autor" do apelido, afirmando que "é como ela [Luísa Salgueiro] é conhecida em Matosinhos.

"Não só pelo aspecto mas pela forma como se move nos negócios", disse.

O socialista admitiu ter um "conflito político" com a também candidata pelo PS à Câmara Municipal de Matosinhos, sendo hoje inaugurada a sua sede de campanha.

"É um questão política, não uma questão pessoal. É uma candidata que não foi escolhida por Matosinhos mas imposta por Lisboa", afirmou.

Quanto aos termos nos quais se referiu à deputada, Manuel dos Santos desvalorizou a questão.

"Pode ter sido uma expressão mais ou menos feliz mas é o que é", respondeu.

As declarações de Manuel dos Santos no Twitter motivaram também as críticas do secretário-geral do PS, António Costa, que afirmou que o eurodeputado se tornou "uma vergonha para o PS", e defendeu a sua expulsão do partido por "preconceitos racistas".

"Há muito que Manuel dos Santos desonra o seu passado. Hoje tornou-se uma vergonha para o PS. Espero que a Comissão Nacional de Jurisdição rapidamente nos liberte da companhia de quem partilha preconceitos racistas", afirmou, numa declaração à agênciaLusa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.